12/05/16 |   Estudos socioeconômicos e ambientais  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia  Manejo Integrado de Pragas

Uma rede gaúcha para o Manejo Integrado de Pragas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Sistema de Alerta de combate a mosca-das-frutas nos pessegueiros é um caso de sucesso como contribuição ao MIP, realizado pela unidade de pesquisas local. A adoção de novos hábitos pelo produtor, como o monitoramento dos pomares, através de iscas bola e atrativo, é uma das estrategias, diminuindo o uso inadequado de produtos químicos.

Sistema de Alerta de combate a mosca-das-frutas nos pessegueiros é um caso de sucesso como contribuição ao MIP, realizado pela unidade de pesquisas local. A adoção de novos hábitos pelo produtor, como o monitoramento dos pomares, através de iscas bola e atrativo, é uma das estrategias, diminuindo o uso inadequado de produtos químicos.

 
Instituições discutem proposta para fortelecer estratégias que garantam ações mais eficientes no controle de pragas
 
Uma proposta de fortalecimento das estratégias de Manejo Integrado de Pragas (MIP) vai originar uma iniciativa inédita no RS: a estruturação de uma Rede Gaúcha de Manejo Integrado de Pragas (Redemip), em parceria com o Governo do RS, a qual deverá reunir as principais instituições públicas do Estado (federais e estaduais). O ponto de partida será dado nesta quinta-feira (12/05), quando acontece uma reunião para discutir a proposta de estruturação da Rede, em Porto Alegre/RS. A agenda está marcada para acontecer das 10h às 12h, nas dependências da  Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul (FDRH). A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) coordenam as atividades dessa programação.
 
Dentro da programação está previsto a identificação de  "cases" de ações de relevância e impacto em MIP no Estado e o delineamento das bases para o fortalecimento de ações de MIP no Estado, bem como, para futuro Programa Estadual de MIP. A Embrapa Clima Temperado, por exemplo, vai apresentar como experiências positivas as atividades desenvolvidas no Programa Sistema de Alerta da Mosca-das-Frutas do pessegueiro e a Caravana da Helicoverpa Armigera, realizada em grande parte das unidades de pesquisa da Empresa, entre outras ações exitosas resultantes de projetos desenvolvidos em sua área de atuação.
 
O chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, disse que é preciso dar um primeiro passo para colocar em prática essa ideia de construção de uma Rede, que vai dar respostas a demandas de uma temática que vem sendo um apelo forte das cadeias produtivas e da própria sociedade, que se preocupa em consumir alimentos  mais limpos e  seguros.  "Nossa intenção é dar maior visibilidade as instituições que já fazem de forma segmentada ações em torno do MIP e dar  um salto de qualidade  e densidade às ações, através da organização dessa Rede, e no futuro, planejarmos um Programa de Estado", comentou.
 
Participam do encontro várias representações de instituições estaduais e federais, e ainda, os secretários do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Tarcísio Minetto, e da Agricultura e Pecuária do RS, Ernani Polo.
 

Cristiane Betemps (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/