18/05/16 |   Comunicação

Pit Stop da Saúde - Embrapa e SMTT unidas na vacinação de condutores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo NBR

Arquivo NBR - Vacinação será oferecida a condutores com 60 anos ou mais

Vacinação será oferecida a condutores com 60 anos ou mais

Para ajudar a ampliar a vacinação da população de Aracaju contra a gripe, a Embrapa se une à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para apoiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na imunização de condutores em trânsito, na campanha ‘Pit Stop da Saúde'.

A ideia da campanha é levar a vacina contra os vírus da gripe, inclusive o H1N1, aos motoristas e motociclistas com 60 anos ou mais nas próprias vias, sem que seja necessário se dirigir a um posto de saúde. A Avenida Beira Mar, onde está localizada a sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, foi escolhida como local da iniciativa por conta do grande fluxo de veículos.

A ação acontecerá em dois pontos da avenida em dois dias distintos, com organização e controle do fluxo de veículos a cargo da SMTT. Na quinta-feira (19), será a vez do calçadão da Treze de Julho, com imunização dos condutores das 7h às 12h. As equipes da secretaria estarão no primeiro estacionamento do calçadão, no sentido Centro.

Na segunda-feira (23), das 16h às 19h, o estacionamento de visitantes da Embrapa, à margem da avenida, abrigará a missão de vacinação, também direcionada exclusivamente a condutores com 60 anos ou mais. As atividades serão realizadas em toldos montados pela Prefeitura, e a estrutura do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Embrapa) servirá de suporte para a equipe de saúde e preservação das vacinas.

Além da vacinação, nos dois dias a SMS também oferecerá serviços de medição da pressão arterial e glicemia dos condutores. A secretaria alerta os que pretendem se vacinar que levem seus cartões de vacinação para que seja feito o registro.

O diretor de Trânsito da SMTT, coronel Cruz, falou sobre a importância da campanha de prevenção voltada para os idosos que fazem parte do grupo de risco. "Acompanhamos com preocupação os casos de H1N1, por isso prestamos todo nosso apoio à Secretaria da Saúde e a Embrapa nesse esforço. Nossas equipes e os "Cones" colaborarão neste trabalho conjunto que oferecerá informação e prevenção aos condutores idosos da nossa cidade", destacou o coronel.

A coordenadora do projeto "Vida no Trânsito", da SMS, Lijane Oliveira, que também coordena o Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva), destaca o trabalho integrado para a realização do Pit Stop. "Contamos com a parceria de diversos órgãos, principalmente da SMTT, que sempre está conosco nas intervenções. Acredito que a maneira como as informações são transmitidas através do Grupo ‘Cones' de Teatro facilita a compreensão. Eles tratam com leveza um assunto tão sério, e isso nos permite levar esse trabalho aos mais diversos locais, seja igreja, empresas, universidades ou escolas", destacou Lijane.

O chefe-geral da Unidade da Embrapa em Aracaju, Manoel Moacir Macedo, destacou a importância da atuação conjunta dos órgãos públicos. "A Embrapa sempre se integra e colabora com as campanhas de saúde e diversas outras iniciativas que visem bem estar social. A ação em parceria dos entes públicos é muito importante para potencializar os resultados", afirmou.

Meta
Em Sergipe, de acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha é de 454,6 mil pessoas. Em todo o país, 49,8 milhões de pessoas devem ser vacinadas até o final de maio. Para isso, foram distribuídas, ao todo, 54 milhões de doses da vacina, sendo 486,6 mil para o estado de Sergipe.

A meta do Ministério é vacinar, pelo menos, 80% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

*Com informações das Assessorias de Comunicação do MS, SMTT e SMS

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: 79 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

saudevacinavacinacaoh1n1smtt