23/05/16 |   Gestão ambiental e territorial

‘Museu Vivo’ expõe riquezas da paisagem litorânea de Sergipe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - mangaba (foto) e outros frutos nativos do litoral estarão à mostra

mangaba (foto) e outros frutos nativos do litoral estarão à mostra

Mudas de mangabeira – árvore-símbolo de Sergipe –, jenipapeiro, amostras reais de frutos nativos da Mata Atlântica, além de diversos produtos que são foco das pesquisas para conservação e uso sustentável dos recursos naturais nos Tabuleiros Costeiros do Nordeste. Tudo isso estará ao alcance dos olhos, das mãos e do olfato dos visitantes do Museu da Gente Sergipana nesta terça (24), das 10h às 16h.

A ação da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) faz parte da programação da Semana de Museus 2016 e é fruto da parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com o Museu da Gente Sergipana e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A mostra acontece na entrada da instalação ‘Nossos Leitos', que exibe a riqueza da biodiversidade das bacias e ecossistemas sergipanos.

Com o tema ‘Museus e Paisagens Culturais', a 14ª edição do evento é fundamentada na convicção expressa pelo Iphan segundo a qual paisagem cultural é "uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores".

Agentes da Embrapa apresentarão ao público espécimes e culturas presentes na Reserva do Patrimônio Natural do Caju, área de preservação da biodiversidade litorânea localizada no campo experimental de Itaporanga d'Ajuda.

Os visitantes, na grande maioria crianças e adolescentes das escolas convidadas para a Semana de Museus, poderão ver de perto métodos de controle biológico de pragas do coqueiro, mudas e frutos de plantas nativas, sementes e grãos cultivados na região, plantas nativas cultivadas in vitro – em pequenos frascos para multiplicação –, além de técnicas agropecuárias que permitem a convivência sustentável do produtor com o meio e os recursos naturais.

"A ideia é trazer para o contato e experimentação dos participantes produtos que, através do cultivo e processamento pela presença humana, integram a paisagem cultural da região, a exemplo do coco, da mangaba e seus derivados", afirma o supervisor de Comunicação da Embrapa, Saulo Coelho.

Na quarta (25), acontece a Roda de Conversa sobre o tema ‘Paisagens Culturais', com agentes do Museu, da Embrapa e do Iphan debatendo possibilidades e trocando experiências bem sucedidas em ações educativas e culturais voltadas ao público infanto-juvenil.

O Museu da Gente Sergipana fica na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju. Para saber mais sobre a programação completa da Semana de Museus em Sergipe, acesse www.museudagentesergipana.com.br ou ligue (79) 3218-1551.

Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: 79 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

sergipereservadocajumuseumuseudagentesergipanaiphan