22/06/16 |   Agroecologia e produção orgânica

Dia de Campo na TV - Compostagem orgânica vegetal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Este programa foi ao ar no dia 24 de junho de 2016.

O Dia de Campo na TV apresenta a compostagem orgânica vegetal, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Agrobiologia para produção de adubos e substratos orgânicos que utiliza apenas matérias-primas 100% vegetais. Estes insumos são produzidos através da compostagem da mistura de torta de mamona com o bagaço de cana ou com a palhada de capim elefante, sem a necessidade de adição de inoculantes ou adubos minerais. Compostagem é uma técnica que permite acelerar o processo de decomposição de materiais orgânicos e de formação de húmus que ocorre de forma espontânea na natureza.

É crescente a demanda por fertilizantes e substratos constituídos de material orgânico, que são utilizados em larga escala na produção agrícola e em paisagismo. Também é crescente a oferta de materiais orgânicos, representados por resíduos ou subprodutos de origem agropecuária, industrial ou urbana, que devem ser corretamente dispostos, segundo a Politica Nacional de Resíduos Sólidos. A compostagem é uma técnica que otimiza o processo de estabilização e de produção de húmus a partir de matérias-primas orgânicas, possibilitando sua transformação em fertilizantes orgânicos e substratos.

A compostagem adota procedimentos que visam acelerar e direcionar o processo de decomposição de materiais orgânicos que ocorre espontaneamente na natureza. As técnicas utilizadas permitem reproduzir condições ideais, visando elevar a eficiência dos processos de estabilização e humificação, evitando-se problemas ambientais e proporcionando a obtenção de produtos ricos em nutrientes e isentos de contaminação química e biológica.

Existem métodos de compostagem simples, que são adequados para a produção em pequena escala, e métodos mais complexos, que permitem produções em grande escala e com maior controle da qualidade. A eficiência da compostagem depende das características das matérias-primas utilizadas e das condições proporcionadas durante o processo, principalmente umidade e aeração.

Composto 100% vegetal

Segundo o pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Marco Antônio Leal, os fertilizantes orgânicos e substratos obtidos a partir desse processo de compostagem apresentam qualidade superior aos similares encontrados no mercado e podem ser utilizados também na agricultura orgânica. "Esses produtos são isentos de contaminação biológica, não utilizam adubos minerais e o seu custo pode ser muito inferior. Além disso, podem ser produzidos tanto grande escala como na pequena propriedade rural, já que utiliza um processo industrial simples, que não necessita de grandes investimentos em infraestrutura", complementa Leal.

O Dia de Campo na TV  "Compostagem orgânica vegetal" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Quem quer ser cientista; e Minuto do Livro.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Ana Lucia Ferreira (MTB 16913/RJ)
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1596

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/