08/07/16 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Equipes dos projetos GPAF e PI Morango unem esforços

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alan dos Santos

Alan dos Santos - Pesquisadores reunidos.

Pesquisadores reunidos.

As equipes dos projetos GPAF e PI Morango, liderados pelos pesquisadores Ivan André Alvarez da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP), e Fagoni Fayer Calegario da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), vão unir esforços para  apoiar produtores rurais do Estado de São Paulo, localizados em municípios que são áreas de atuação das duas pesquisas.

Em um primeiro encontro, realizado no dia 28 de junho na Embrapa Monitoramento por Satélite,  o grupo discutiu assuntos de interesse em comum e planejou as próximas ações para o mês de julho. Para os pesquisadores a parceria e o intercâmbio entre as equipes vão  auxiliar na realização de ações propostas pelos dois projetos.

O projeto "Geotecnologias para incrementar a competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas do Estado de São Paulo" (GPAF) busca formas de incentivo à permanência dos agricultores mais jovens no ambiente rural. Para isso, o contato com os produtores é peça fundamental, entende Alvarez. Nos encontros já realizados até o momento, a criação de uma marca coletiva e de um aplicativo mobile para a logística do escoamento da produção tem sido uma ação  que visa a fortalecer o Circuito das Frutas de São Paulo, região que compreende 10 municípios produtores de frutas como uva, morango, caqui e figo.

Por sua vez, o projeto "Mobilização setorial, capacitação e transferência de tecnologia em Produção Integrada de Morango (PIMo)", coordenado pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Fagoni Calegario, tem como objetivo transferir tecnologia visando a apoiar os processos de adoção e certificação da Produção Integrada de Morango (PIMo), bem como a divulgação do Selo Brasil Certificado. A pesquisa dá continuidade ao Programa PIMo SP, iniciado  em 2006 na região de Atibaia, que conta com apoio das Prefeituras de Atibaia e Jarinu, da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região e da Coordenadora de Assistência Técnica Integral (CatiI). O grupo produz morangos certificados desde 2011 e conta, atualmente, com a participação de produtores de Atibaia, Jarinu, Valinhos, Itatiba e Piedade. Uma das ações do projeto visa ao incentivo ao associativismo, fundamental para divulgação dos produtos certificados.

Segundo Alvarez, Valinhos, Atibaia, Jarinu e Itatiba são municípios em comum onde as duas pesquisas vão atuar. Como primeiro encaminhamento da interação dos projetos está prevista, para o dia 15 de julho, a apresentação da equipe do GPAF na reunião ordinária do Comitê Gestor da PIMo, que ocorre a cada três meses com a equipe do projeto e seus principais parceiros, visando à gestão participativa do processo de certificação. 

"Vamos conhecer os produtores que estão trabalhando com a produção integrada. No projeto GPAF, há uma meta de identificar métodos de produções mais sustentáveis. Vamos conhecer também os métodos utilizados nessas localidades e, talvez, multiplicá-los em nossos projetos", explica Alvarez.

As duas pesquisas prosseguem até 2018, tempo considerado por Alvarez como suficiente para alinhar várias ações.

Alan dos Santos (MTb 2.625/CE)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211 6209

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3311 2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

pimorangogpaf