24/01/13 |

Viticultores da Serra Gaúcha conhecem a BRS Magna

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Viticultores da Serra Gaúcha conhecem a BRS Magna

Viticultores da Serra Gaúcha conhecem a BRS Magna

A nova cultivar de uva para elaboração de suco da Embrapa, a BRS Magna, foi apresentada para pequenos grupos de viticultores e técnicos interessados na produção de uvas e de suco na Serra Gaúcha, na Sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

Lançada em novembro no Mato Grosso, um dos locais no qual foi validada, a BRS Magna é uma alternativa de cultivar de uva para suco que tem como principal característica a ampla adaptação climática, podendo ser cultivada desde regiões de clima temperado, como a serra gaúcha, ou em tropical úmido, como o Mato Grosso. A Magna também está sendo testada e apresentou bons resultados preliminares em condições de clima tropical semiárido.

Características como um elevado teor de açúcar, pode chegar a ser 30% maior do que as cultivares tradicionais para elaboração de suco, a excelente coloração violácea e a alta produtividade, acima de 30 toneladas/ano, chamaram a atenção dos participantes no campo. "Tenho acompanhado as cultivares da Embrapa Uva e Vinho e já utilizamos a Cora, a Violeta e a Carmem. Vamos incentivar os produtores associados a investirem na Magna que tem ainda mais benefícios", antecipou Paulo Tesser, engenheiro agrônomo da Cooperativa Vinícola São João (Farroupilha – RS). Na última safra, a Cooperativa produziu cinco milhões de quilos de uva para elaborar cerca de quatro milhões de litros de mosto para suco. Segundo Tesser, nos próximos anos a Cooperativa pretende triplicar a sua produção de uvas para suco e começar a elaborar suco concentrado em uma nova planta industrial que será construída. Tesser participou das atividades acompanhado de 18 viticultores associados.

Durante os dias de campo, os participantes também puderam degustar sucos de uva elaborados com a nova cultivar, que além de contemplar todas as características desejadas como cor, sabor e aroma, possui elevados índices de compostos fenólicos e antocianinas, substâncias benéficas para a saúde que auxiliam, por exemplo, na prevenção de doenças cardiovasculares. O viticultor Vilso Toso, um dos associados da Cooperativa São João, ficou impressionado com a quantidade de açúcar do produto. "O suco é bem doce. Vai ser o maior sucesso se servirem na merenda das crianças", previu o produtor.

Agentes da extensão Rural também estiveram presentes. "É fundamental conhecermos os lançamentos das novas cultivares para podermos orientar os produtores. Foi muito importante aprender o manejo da BRS Magna. Ele é diferenciado das outras cultivares para suco com as quais trabalhamos", comentou Derli Paulo Bonine, gerente do Escritório Regional da Emater, do município de Lajeado. Bonine aprovou a nova cultivar, mas destaca que é importante a avaliação e a aprovação dos produtores para a sua adoção.

O manejo diferenciado da nova cultivar, segundo João Dimas Garcia Maia, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da BRS Magna, é uma necessidade para obter o melhor resultado da uva. "Na região sul do Brasil, a poda deve ser mista. Deve-se deixar 5 a 6 varas de 5 a 6 gemas por planta mais 8 a 10 esporões de uma gema, desta forma é possível alcançar as 30 toneladas/ha/ano com qualidade", esclarece. O manejo diferenciado foi apresentado nos dias de campo pelo pesquisador Dimas e pelo técnico Roque Zílio aos 150 participantes. O pesquisador antecipa que serão realizados dias de campo nas regiões de Mato Grosso, noroeste de São Paulo e Vale do São Francisco para apresentar a BRS Magna e o seu suco para produtores e técnicos da região, nos mesmos moldes dos realizados no Rio Grande do Sul, durante esse ano.

A BRS Magna é a terceira cultivar de uva para suco adaptada a regiões tropicais desenvolvida pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Uva e Vinho. Anteriormente já haviam sido disponibilizadas a BRS Cora e a BRS Violeta. Estes materiais são o resultado de um esforço para expandir a produção para outras regiões do país, em especial para a elaboração de suco de uva pelo grande potencial de expansão de mercado que o produto vem apresentando nos últimos anos.

Comercialização
A comercialização das gemas da BRS Magna será feita pela Embrapa Produtos e Mercado, escritório de Campinas (SP). Os materiais estarão disponíveis a partir de início de julho de 2013, porém já é possível solicitar a reserva a partir do mês de fevereiro ligando para o telefone (19) 3749-8888. Informações em: www.campinas.spm.embrapa.br ou pelo email sac@campinas.spm.embrapa.br.

Informações técnicas
A BRS Magna tem um ciclo de produção de médio a precoce, o que possibilita economizar nas aplicações de fungicidas. Tem um sabor aframboesado, uma coloração violácea intensa e um alto teor de açúcar – de 17 a 19 ° Brix –, podendo ser utilizada para a elaboração de sucos varietal (puro) ou em conjunto com outras variedades, melhorando a qualidade final, ajustando o teor de açúcares, de acidez e de cor. Com o peso médio de 200 a 350g, o cacho é levemente compactado, a baga tem tamanho de 18mm x 20 mm e a produtividade alcança 30t/ha/ano.

Viviane Zanella – Jornalista - MTb 14004
Embrapa Uva e Vinho
E-mail: viviane.zanella@embrapa.br
Tel.: 3455.8084 
www.cnpuv.embrapa.br

Embrapa Uva e Vinho

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

uvauvas-do-brasil

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional