23/05/12 |   Geotecnologia

Embrapa Monitoramento por Satélite inaugura complexo de laboratórios

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Monitoramento por Satélite inaugura na sexta-feira (25) um complexo de laboratórios voltados à geração de conhecimento e inovação para o monitoramento e gestão da agricultura e do meio ambiente.

O evento, marcado para as 14h, terá a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, que antes participarão como membros da 14ª Reunião do Comitê Assessor Externo da Embrapa Monitoramento por Satélite. Também estarão presentes no evento de inauguração representantes da Embrapa e dirigentes de instituições de pesquisa da região de Campinas (SP).

O Complexo de Laboratórios e Infraestrutura para a Pesquisa e Desenvolvimento é formado pelos laboratórios de Pesquisas e Inovações Geoespaciais e de Recepção e Processamento de Imagens. Neles, serão utilizados e desenvolvidos processos, software e produtos a partir de dados geoespaciais e também realizados estudos de diferentes sensores e de novas metodologias para tratamento de imagens de satélite. "Essa infraestrutura facilitará o processamento e a distribuição de informações geoespaciais para a sociedade, apoiando iniciativas em diferentes escalas", ressalta o chefe geral, Mateus Batistella.

Em nível nacional, os laboratórios atuarão em projetos já em curso na Embrapa Monitoramento por Satélite, como o desenvolvimento de sistemas de monitoramento da agricultura, mapeamentos de processos de degradação de pastagens por satélite e integração de dados geoespaciais para geração de indicadores de competitividade e sustentabilidade. Em escala regional e local, vão contribuir na delimitação de áreas afetadas por anomalias climáticas, no monitoramento da dinâmica de mudanças de uso e cobertura das terras e seu impacto ambiental, social e econômico, na geração de informações geoespaciais para o desenvolvimento urbano-rural e em estudos de cadeias produtivas envolvendo, por exemplo, a agricultura familiar.

A inauguração do Complexo de Laboratórios vai fortalecer ainda a disseminação do acervo técnico da Embrapa Monitoramento por Satélite, que é formado por publicações, produtos e bases de dados, e estreitar a relação com instituições de ensino e pesquisa por meio de capacitações,
treinamentos, estágios e transferência de conhecimento na área de geotecnologias. Será fortalecido também o atendimento a demandas de parceiros e clientes para geração de produtos geoespaciais, especialmente prefeituras municipais, governos estaduais, forças
armadas, organizações não governamentais e sociedade civil organizada.

 

 

Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite
graziella@cnpm.embrapa.br
Fone: (19) 3211-6200
www.cnpm.embrapa.br

Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geotecnologia