09/07/12 |   Geotecnologia

Pesquisadores participam de treinamento sobre LiDAR na Nasa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A aplicação de dados LiDAR (Light Detection and Ranging) em estimativas de biomassa florestal foi tema do treinamento realizado por pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP) na Nasa, a agência espacial norte-americana. O objetivo do evento, realizado em junho no Goddard Space Flight Center, na região de Washington, EUA, foi unir cientistas de diferentes instituições de pesquisa internacionais para analisar, discutir e desenvolver trabalhos na Amazônia Brasileira.

O LiDAR é um sistema laser aerotransportado que permite avaliar detalhadamente a área de  estudo, fornecendo informações da superfície do terreno e também da estrutura da vegetação. A tecnologia possibilita a geração de informações essenciais em alta resolução, em especial na elaboração de Modelos Digitais de Elevação (MDE). Além do desenvolvimento de metodologia para análise de dados LiDAR, o curso possibilitou a consolidação da rede internacional de pesquisadores envolvidos com esses dados e o direcionamento de pesquisas futuras.

A participação dos pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite se deu no âmbito do projeto Paisagens Sustentáveis, uma parceria com o Serviço Florestal Americano (USFS). O projeto está desenvolvendo métodos para extrapolar medições locais de carbono e outros gases estufa provenientes de manejo florestal ao nível nacional. Serão utilizadas técnicas inovadoras de contabilização de carbono estocado baseadas em dados LiDAR.

O programa Paisagens Sustentáveis prevê a ampliação da capacidade computacional instalada na Embrapa para armazenar, processar e distribuir os dados obtidos pelo projeto, a capacitação de técnicos para o processamento, análise e interpretação dos dados para mensuração de carbono e a aquisição de dados LiDAR aerotransportado em localidades nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

A iniciativa tem o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Departamento de Estado Americano e envolve vários parceiros no Brasil, desde o Serviço Florestal Brasileiro, universidades, diferentes centros da Embrapa e instituições governamentais e não governamentais. A coordenação do programa é do cientista do Serviço Florestal Americano Michael Keller, que atua como pesquisador convidado na Embrapa Monitoramento por Satélite.

Além dos pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, participaram do treinamento na Nasa cientistas da Universidade de New Hampshire (EUA), Universidade de Maine (EUA), Universidade Swansea (Reino Unido), Universidade de Maryland (EUA), International Space University (França) e do Imazon (Brasil).

Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite
Tel: (19) 3211-6200
graziella@cnpm.embrapa.br

 

Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geotecnologia

Conteúdo relacionado