26/09/12 |

Novos laboratórios são inaugurados em Fortaleza

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Novos laboratórios são inaugurados em Fortaleza

Novos laboratórios são inaugurados em Fortaleza

Três novos laboratórios foram inaugurados na tarde da terça-feira, 25, na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE): Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais (LMQPN), Laboratório de Biologia Molecular (LBM) e Laboratório de Tecnologia da Biomassa (LTB). O LMQPN é o segundo laboratório nacional multiusuário da empresa, ao lado do Laboratório de Bioinformática, que fica na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas – SP).

O LMQPN utilizará as ferramentas da química para aproveitar os recursos naturais brasileiros no desenvolvimento de produtos como fitoterápicos, fármacos, pesticidas, fragrâncias, aromas, cosméticos, pigmentos naturais, embalagens biodegradáveis, entre outros.

O novo laboratório de Biologia Molecular realizará a caracterização molecular de espécies vegetais e de microrganismos, de forma a atender demandas dos demais grupos de pesquisa da Embrapa Agroindústria Tropical. As análises serão empregadas em programas de melhoramento genético e em pesquisas que requeiram a identificação ou a avaliação da variabilidade genética de plantas e microrganismos.

Já o laboratório de Tecnologia da Biomassa atuará no desenvolvimento de materiais, produtos e processos focados no uso sustentável e integral dos resíduos agrícolas e agroindustriais e da biomassa brasileira. A intenção é agregar valor aos recursos renováveis provenientes da biodiversidade, de forma sustentável.

Durante a solenidade de inauguração, a diretora-executiva da Embrapa Vânia Castiglioni afirmou que os laboratórios abrem novas perspectivas de valorização da biodiversidade regional brasileira, de forma sustentável. Ela salientou o caráter multidisciplinar do LMQPN, que permite o compartilhamento da estrutura com outras unidades da Embrapa e instituições parceiras, favorecendo a economia de tempo e de recursos.

Para o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, as novas estruturas permitirão a valorização dos recursos naturais com sustentabilidade social, econômica e ambiental.  Ele destacou o papel importante das emendas parlamentares para as obras, que contaram, ainda, com recursos do PAC Embrapa e do Tesouro Nacional.  "Quero agradecer à bancada federal do Ceará, que pode ser considerada um exemplo com relação à destinação de recursos de emendas parlamentares", disse. Vitor Hugo agradeceu, ainda, aos parceiros e aos empregados que trabalharam para a concretização do projeto dos novos laboratórios.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins, destacou a contribuição da Embrapa para o progresso da agricultura e da pecuária brasileira. O deputado José Nobre Guimarães, coordenador da bancada cearense na Câmara dos Deputados, afirmou que a credibilidade da Embrapa foi um dos fatores preponderantes para a liberação da emenda parlamentar, que não sofreu contingenciamento. A solenidade contou ainda com a presença do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e da Superintendente Federal do Ministério da Agricultura no Ceará, Maria Luísa Rufino.

Verônica Freire
MTB 01225JP/CE
Embrapa Agroindústria Tropical

Embrapa Agroindustria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

lmqpnquimica-de-produtos-naturais