26/07/13 |   Produção vegetal

Dia de Campo na TV - Novas cultivares de arroz e feijão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa -

Este programa foi ao ar no dia 26 de julho de 2013.

Apesar de algumas mudanças nos hábitos alimentares nos últimos anos, o arroz e o feijão continuam sendo os principais componentes da mesa dos brasileiros. A Embrapa oferece ao mercado diversas cultivares de feijão e de arroz, que podem ser produzidas em várias regiões do País. A produção das sementes e sua distribuição ficam a cargo da Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF).

BRS Esmeralda é a cultivar de arroz que a Embrapa está colocando no mercado este ano. O material, já atestado pela indústria desde o processo de melhoramento das linhagens, está sendo multiplicado por meio da oferta de edital que autorizou quatro licenciados no Mato Grosso. É uma cultivar de arroz de terras altas de alta produtividade e adaptado às condições do cerrado.

Cultivares de feijão

A cultivar BRS Estilo, de feijão carioca, tem grãos graúdos e claros, com tamanho semelhante ao da cultivar Pérola. A planta possui porte ereto, podendo ter colheita mecânica. A cultivar tem alto potencial produtivo, 4.011 kg/há, e estabilidade de produção. É resistente ao acamamento e a oito tipos de doenças do fungo causador da antracnose e ao mosaico-comum.

Já a cultivar de feijão carioca BRS Ametista tem ciclo de produção de 85 a 94 dias, potencial produtivo de 4.265 kg/ha, arquitetura semiereta, adaptada apenas à colheita mecânica indireta, e grãos maiores que os da cultivar Pérola. Possui resistência à Antracnose, à Murcha do Fusarium e ao Crestamento Bacteriano comum.

A cultivar BRS Notável, do grupo carioca, tem como principal característica a alta resistência à Antracnose, ao Crestamento Bacteriano Comum e à Murcha de Curtobacterium e de Fusarium. A cultivar tem ciclo semiprecoce, potencial produtivo de 4.470 kg/ha, estabilidade de produção e arquitetura semiereta, sendo, com isso, adaptada à colheita mecânica.

A BRSMG Realce é uma cultivar de feijão rajado, com excelentes características para a culinária. É adaptado à colheita mecânica e possui resistência intermediária ao crestamento bacteriano. A cultivar foi obtida por meio de convênio entre a Embrapa Arroz e Feijão, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Apresenta ciclo de 67 dias, porte de planta ereto, cor da vagem na maturação amarelo-areia com estrias roxas e peso de 100 grãos de 35,5g. A cultivar destaca-se pela precocidade e resistência ao agente causal do oídio.

O Dia de Campo na TV sobre Novas cultivares de arroz e feijão foi produzido pela Embrapa Produtos e Mercado e pela Embrapa Informação Tecnológica, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Jurema Iara Campos (MTb 1300/DF)
Embrapa Produtos e Mercado

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 1712

Cirlene Elias
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 4349

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional