04/04/14 |

Embrapa apresenta MIP e lança novo inoculante no Tecnoshow Comigo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Embrapa apresenta MIP e lança novo inoculante no Tecnoshow Comigo

Embrapa apresenta MIP e lança novo inoculante no Tecnoshow Comigo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresenta na Casa da Embrapa, no Tecnoshow Comigo 2014, em Rio Verde (GO), no período de 7 a 11 de abril, informações sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP), uma ferramenta importante para garantir a produtividade e a sustentabilidade do agroecossistema, com enfoque na Helicoverpa armigera, praga que vem infestando as lavouras de soja, milho, algodão, feijão, entre outras culturas nos últimos meses.  São 12 unidades de pesquisa de várias regiões brasileiras que estarão demonstrando os principais resultados de pesquisas desenvolvidos em seus laboratórios e campos experimentais.

Lançamentos

A Embrapa, a cada edição do evento, lança novas tecnologias. No Tecnoshow Comigo 2014, será lançada a tecnologia de coinoculação da soja e do feijoeiro, que consiste em combinar uma prática já bem conhecida dos produtores - a inoculação das sementes com bactérias de Bradyrhizobium para a soja, ou Rhizobium para o feijoeiro- com a inoculação com Azospirillum, uma bactéria até então conhecida no Brasil por sua ação promotora de crescimento em gramíneas.  A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Total Biotecnologia e já tem o primeiro produto registrado no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para essa finalidade, o Azototal Max.
 
 "É a primeira vez, em mais de 50 anos, que se recomenda um novo tipo de bactéria para as culturas da soja e do feijoeiro, que não sejam rizóbios. É uma tecnologia em sintonia com a abordagem atual da agricultura, que respeita as demandas de altos rendimentos, mas com sustentabilidade agrícola, econômica, social e ambiental", comemora a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja (Londrina PR) .

Os estudos conduzidos a campo com o Azototal Max mostram que a coinoculação proporciona vários benefícios, entre eles aumento da área radicular da planta, o que possibilita maior aproveitamento dos fertilizantes e até mesmo favorecer as plantas em situações de estresse hídrico. "A inoculação das sementes com rizóbios é uma prática sustentável que dispensa a adubação nitrogenada na cultura da soja e, total ou parcialmente, também na cultura do feijoeiro. É uma prática que deve ser feita anualmente, para garantir a maximização dos benefícios". "Agora está sendo incorporado um novo microrganismo para complementar esse processo e trazer ainda mais benefícios para o produtor e para o meio ambiente", explica Marco Nogueira, pesquisador da Embrapa Soja.

Espaço de Negócios

Os visitantes interessados na aquisição de produtos com tecnologia Embrapa têm no Espaço de Negócios a oportunidade de realizar articulação sobre parcerias e mercado de cultivares. As tecnologias promovidas no Espaço Negócios são: hortaliças (Tomate BRS Sena); forrageiras (BRS Zuri, BRS Piatã, BRS Paiaguás e BRS Mandarim); cultivares de feijão BRS Notável e BRS Realce); cultivares  de arroz (BRS Tropical, BRS Esmeralda, BRS Serra Dourada);  entre outros produtos nas Unidades Demonstrativas da Tecnoshow, próximos a Casa Embrapa.

Outras tecnologias são apresentadas como o Tag Ativo (dispositivo para identificação e monitoramento do trânsito de animais, com baixo custo, que automatiza o processo de inspeção nos postos de fiscalização de sanidade animal, mesmo em regiões afastadas), Biofórmula Leite (aditivo probiótico para alimentação animal desenvolvido pela empresa Biofórmula Tecnologia em Agropecuária e validado pela Embrapa) e o Fertilizante Organomineral, que permite a destinação adequada dos resíduos da avicultura que são processados, estabilizados e devolvidos aos solos na forma de nutrientes, reduzindo, com isso, o impacto ambiental da atividade agropecuária e elevando os índices de produtividade do solo.

Vitrine de Tecnologias

Na Vitrine da Embrapa são apresentadas cultivares de feijão do grupo carioca, BRS Estilo e a BRS Ametista, de algodão BRS 369RR, BRS 370RF, BRS 371RF em diferentes épocas de plantio; de sorgo BRS 330 consorciado com braquiária; primeira cultivar de trigo adaptada ao cerrado, BRS 18 Terena, uma linhagem de trigo de sequeiro que está sendo avaliada para lançamento; as forrageiras BRS Guandu e BRS Mandarim; e a soja precoce BRSGO 6959RR para semeadura na safra 2014/2015.

Informatização do campo

Tecnologias que podem ser consultadas pela internet e que ajudam o produtor rural na informatização de atividades agrícolas serão demonstradas pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), com o objetivo de difundir tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

Publicações da Livraria Embrapa

Foram selecionadas pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) as principais obras técnico-científicas editadas em parceria com as Unidades de pesquisa da Embrapa, de interesse para os participantes do evento.

Na Casa da Embrapa, o visitante poderá conhecer tecnologias, produtos e serviços de várias Unidades da Empresa. Entre elas Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO),  Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG),   Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA),  Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF), Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) e Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS).

Agenda das palestras

Dia 7 de Abril – segunda-feira
14h Adubação equilibrada na cultura da Soja (Adilson de Oliveira Junior)
16h Inoculação de leguminosas e gramíneas: o que eu ganho com isso? (Mariangela Hungria)
 
Dia 8 de Abril – terça-feira
09h Sites da Embrapa com acesso gratuito à informação técnica (André
Fachini Minitti)
10h30 Integração lavoura-pecuária-floresta-iLPF-leite (Fernanda Mara Cunha Freitas)
14h Manejo de Doenças na Cultura da Soja (Maurício Conrado Meyer)
16h Gestão da Pecuária Leiteira (Fernanda Mara Cunha Freitas)

Dia 9 de Abril  - quarta-feira
09h Adubação do sistema produtivo: algodão, milho e soja (Ana Luiza Dias Coelho Borin)
10h30 Palma forrageira e outras alternativas para alimentação animal no período da entressafra (Fernanda Mara Cunha Freitas)
14h Benefícios do cultivo de trigo no sistema de produção do Cerrado Brasileiro (Edina Regina Moresco)
16h Sorgo para Bioenergia (Luiza Vasconcelos Tavares Corrêa)
 
Dia 10 de Abril - quinta-feira
9h Sistema de produção de frutas, grãos e hortaliças em consórcios irrigados (Tadeu Graciolli)
10h30 Cultivares de algodoeiro transgênicas/resistentes a insetos, como ferramenta de MIP (José Ednilson Miranda)
14h Produção de Leite a pasto (Leovegildo Lopes de Matos)
16h A importância das organizações no desenvolvimento da agropecuária (Joaquim Gomide)
Dia 11 de Abril – Sexta-feira
09h Levantamento da fertilidade dos solos sob plantio de grãos na área de atuação da COMIGO (Vinícius de Melo Benites)
10h30Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Soja (Edson Hirose)

Texto: Elizabete Antunes - MTb 744/DF
Secretaria de Comunicação da Embrapa
Contato: (61) 3448-4284 – 9121-3601 elizabete.antunes@embrapa.br
Texto com informações de: Carina Rufino Carina Rufino (Mtb 3914-PR),Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948) e Vera Scholze Borges (MTb/SP – 72462)

Embrapa Soja

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/