01/09/16 |   Geotecnologia

Evolução das geotecnologias é destaque no 6º GeoPantanal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Programação inclui mesas-redondas sobre sensoriamento remoto, processamento de imagens e uso de drones, além de apresentações técnicas, cursos e exposições

Programação inclui mesas-redondas sobre sensoriamento remoto, processamento de imagens e uso de drones, além de apresentações técnicas, cursos e exposições

O avanço das geotecnologias e a contribuição dessas ferramentas para as pesquisas aplicadas ao estudo e à preservação do bioma pantaneiro serão debatidos na palestra de abertura do 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, o 6º GeoPantanal. A programação do evento, que ocorre de 22 e 26 de outubro deste ano, em Cuiabá (MT), conta com mesas-redondas sobre sensoriamento remoto, processamento de imagens e uso de drones, além de apresentações de trabalhos técnicos em sessões orais e pôsteres, cursos e exposições.
 
Foram submetidos ao 6º GeoPantanal 150 artigos, que passaram pela avaliação criteriosa do comitê técnico-científico do simpósio, de acordo com João dos Santos Vila da Silva, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). Para celebrar os 10 anos do GeoPantanal, o pesquisador fará uma palestra sobre os progressos e desafios que marcaram a trajetória do simpósio. A apresentação discute, também, a importância do evento para a comunidade científica e para o bioma pantaneiro.
 
A mesa-redonda "Séries temporais de dados de sensoriamento remoto" vai abordar novas pesquisas sobre sistemas e técnicas de processamento de imagens orbitais. Entre elas serão mostrados resultados obtidos com o uso do Modis (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) para o monitoramento agrícola e ambiental, avaliação de pastagens e observação da dinâmica das inundações do Pantanal.
 
A atividade terá a participação dos pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária João Francisco Gonçalves Antunes e Júlio César Dalla Mora Esquerdo, além de Daniel Alves Aguiar, da Agrosatélite Geotecnologia Aplicada, e de Carlos Roberto Padovani, da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS).
 
Já a discussão "Realidade e desafios da incorporação das geotecnologias no ensino de graduação e pós-graduação e na pesquisa acadêmica desenvolvida nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul" vai tratar das estratégias utilizadas pelas instituições de ensino para inserir as geotecnologias na grade curricular, uma vez que se trata de um tema interdisciplinar.
 
Esta mesa-redonda será mediada pela docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carla Bernadete Madureira Cruz, e contará com os palestrantes Flávio Jorge Ponzoni, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Antonio Conceição Paranhos Filho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e Rodrigo Bruno Zanin, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
 
Outras palestras confirmadas são "Mapeamento e análise tridimensional de macrohabitats em áreas úmidas com o uso de vants", de Gustavo Manzon Nunes, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); "Produção e aplicações das imagens do satélite sino-brasileiro CBERS4", de Júlio Cesar Lima D'alge, pesquisador do Inpe; e "Agricultura de Precisão: conceitos baseados na geotecnologia", do pesquisador da Embrapa Instrumentação Ricardo Inamasu.
 
Mais informações sobre as inscrições e a programação completa estão disponíveis no site do evento. Promovido a cada dois anos, o simpósio é organizado em parceria pela Embrapa Informática Agropecuária, Inpe e Unemat. Neste ano, conta com a colaboração da UFMS, da UFMT e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
 

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Informática Agropecuária

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5747

Beatriz Guimarães (Colaboradora)
Informática Agropecuária

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pantanalsimposiogeotecnologiageopantanal