01/09/16 |   Produção animal

Convênio avaliará produção de silagem de plantas forrageiras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Goss

Fernando Goss - O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, e o gerente comercial da Kera, Roberto Cargnin, assinaram convênio para o desenvolvimento de tecnologias para a produção de silagem de espécies forrageiras para alimentação de gado leiteiro

O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, e o gerente comercial da Kera, Roberto Cargnin, assinaram convênio para o desenvolvimento de tecnologias para a produção de silagem de espécies forrageiras para alimentação de gado leiteiro

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e a empresa Kera assinaram um convênio para o desenvolvimento de tecnologias para a produção de silagem de espécies forrageiras para alimentação de gado leiteiro. O convênio foi formalizado nesta quinta-feira (01) pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, e pelo gerente comercial da Kera, Roberto Bromi Cargnin, na Expointer 2016, em Esteio/RS.
 
Entre os objetivos da parceria está a avaliação do uso de inoculantes para a produção de silagem de forrageiras, em especial do capim-elefante. Nesse sentido, serão realizadas avaliações da composição química, do valor nutritivo e digestivo e da cinética das silagens.
 
De acordo com Clenio Pillon, o desempenho animal também será verificado a partir do consumo dessas silagens na base alimentar. "Nosso objetivo é gerar informações que auxiliem o produtor a utilizar essa alternativa de alimentação animal na bovinocultura de leite, utilizando forragens para a produção de silagem", ressaltou Pillon.
 
Para este convênio será utilizada uma cultivar de capim-elefante específica para silagem desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite. Segundo Clenio Pillon, entre os objetivos do convênio está a avaliação do desempenho dessa cultivar na região Sul, uma vez que ela foi criada para regiões tropicais. O uso de inoculante para a produção de silagem visa a preservação de propriedades da planta mesmo depois do processo de silagem.  
 
Para Roberto Bromi Cargnin, a parceria com a Embrapa é de extrema importância para levar informações mais qualificadas para o produtor de leite. "São informações qualificadas que podem orientar melhor o produtor na utilização dessa alternativa para a alimentação animal", ressaltou. Para ele, o objetivo final é propiciar soluções para tornar o processo produtivo mais eficiente e rentável.
 

Fernando Goss (MTb 1065 SC)
Embrapa Clima Temperado (colaboração: Embrapa Pecuária Sul)

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275.8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

leiteexpointeralimentacao-animalexpointer2016kerasilagemgado-leiteiro