02/09/16 |   Agricultura familiar

Evento reúne Jovens de comunidades de Agricultores Familiares da região da Estrada de Ferro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

A Embrapa participa, hoje e amanhã, 2 de 3 de setembro, da Ciranda Territorial da Juventude, evento organizado pelo Colegiado Territorial da região da Estrada de Ferro e o Núcleo de Extensão para o Desenvolvimento Territorial (NEDET), ligado à Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento, que se realizará no Ginásio Anchieta, em Silvânia, conta, ainda, com a colaboração da Emater-GO, de Cooperativas de Agricultores Familiares, da Escola Família Agrícola de Orizona, IF Goiano-Câmpus Urutaí e outras instituições parceiras.

O título do evento, "Sucessão e emancipação da juventude rural: caminhos e possibilidades", expressa exatamente o objetivo que se deseja alcançar com sua realização. Promovendo o debate com abordagem de temas como: Educação do campo; Trabalho e Renda; Assistência Técnica e Extensão Rural e juventude; Organização e engajamento social da juventude; Crédito e pluriatividade (diversificação da produção); entre outros, os organizadores visam a promover no jovem o interesse pela continuidade dos trabalhos realizados por suas famílias ao longo do tempo, para que possam suceder os pais na condução das atividades ligadas à Agricultura. 

Com a dinâmica da Ciranda pretende-se fazer apresentação das instituições e suas ações direcionadas para juventude rural, sendo abordadas questões sobre movimentos sociais, movimento sindical, acesso à terra, educação do campo, capacitação, acesso ao crédito, dentre outras. Pela Embrapa, estarão presentes Glays Matos (Embrapa Arroz e Feijão) e Pricila Vetrano (Embrapa Gado de Leite), que vão abordar o tema da Inovação tecnológica.

A estimativa é de que participem cerca de 200 jovens, entre 18 e 29 anos, dos municípios de Caldazinha, Leopoldo de Bulhões, Bonfinópolis, Gameleira de Goiás, Silvânia, Bela Vista, São Miguel do Passa Quatro, Vianópolis, Orizona, Pires do Rio, Cristianópolis, Palmelo, Santa Cruz de Goiás e Urutaí, que compõem a Região da Estrada de Ferro.

A Ciranda almeja envolver os jovens do campo, sendo estruturada levando em conta atividades como: Trabalhos em grupos, Sistematização de propostas e ações, Apresentação de experiências, Atividades esportivas e culturais.

Henrique de Oliveira (1.960 MTb/GO)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: 2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familiar