22/09/16 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Gestão ambiental e territorial

Italianos buscam apoio com a pesquisa agropecuária para desenvolvimento de projeto territorial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Clenio Pillon fez uma abordagem da necessidade em qualificar o agricultor não só com tecnologia de produção, mas também em gestão da propriedade

Clenio Pillon fez uma abordagem da necessidade em qualificar o agricultor não só com tecnologia de produção, mas também em gestão da propriedade

Uma comitiva com representantes das Universidades Católica de Pelotas (UCPel) e de Milão/Itália e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) estiveram em encontro na Embrapa Clima Temperado, no dia 16 de setembro, para estreitar relações institucionais que viabilizem a atuação da Unidade de pesquisas em  projetos de desenvolvimento territorial. 
 
O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Junior, apresentou a trajetória de construção da parceria ao consolidar ações de entidades ao programa de Liderança e Desenvolvimento Regional. O Sebrae/RS contribui com a atuação de um consultor internacional que se articula com a Universidade de Milão.
 
Segundo Emilio Beltrami, CEO da empresa Conect – Desenvolvimento e Internacionalização Empresarial e representante da Escola de Negócios da Universidade Católica Sacro Cuore de Milão no Brasil, e de André Luiz Vieira Campos, gerente de gestão estratégica do Sebrae/RS, 98% dos  negócios brasileiros são pequenos, mas a Itália possui uma organização muito diferente da brasileira e há bons exemplos a seguir", disse André.
 
"A Universidade conta com um núcleo que busca levar o conhecimento para enfrentar os mercados de forma estruturada – cooperação – trabalhar junto para se conectar a mercados, principalmente internacionais", complementou Emílio.
 
Clenio Pillon, chefe-geral da Unidade de pesquisas, fez uma abordagem a respeito da capacidade de diálogo e governança como elementos necessários para que aconteça o desenvolvimento do território. "Estamos preocupados também em qualificar o agricultor não só com tecnologia de produção, mas também em gestão da propriedade para ser mais eficaz e melhorar renda", disse Pillon. Para ele, o foco da empresa de pesquisa não se encerra na entrega da tecnologia para geração de desenvolvimento. As tecnologias precisam estar conectadas com o mercado e com as políticas públicas. 
 
Durante a reunião foi feita uma mostra de trabalhos de pesquisa, com a aproximação da agenda com a agenda da Unidade. O analista Daniel Aquini abordou as experiências vivenciadas com o Arranjo Produtivo Local de alimentos (APL). "O APL nasceu do Fórum da Agricultura Familiar (FAF) e já alcancou  a instalação de 65 agroindustrias da região. "Ainda precisamos evoluir na questão do mercado e a parceira com a Universidade pode nos ajudar a avançar neste aspecto", enfatizou Daniel.
 
Participaram do encontro : José Carlos Bachettini Junior, Patrícia Giusti, Sergio Decker, Eduardo Santos, Fábio de Castro Neves, Waldeir da Paixão, pela UCPel; Fábio Antoldi e Vito Moramarco pela  Universidade de Milão; e  André campos, Emilio Beltrami, Rosani Ribeiro e Derly Fialho pelo Sebrae/RS.
 

Cristiane Betemps (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/