19/03/10 |

BRS Sulina conquista o Sul do Pais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A ervilha forrageira BRS Sulina é uma das atrações do estande da Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) na 11ª edição da Expodireto Cotrijal, que tem seu encerramento no dia 19 de março, hoje, no município de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Com mais de 180 mil visitantes, a feira é evento de repercussão na região.
 
Segundo depoimento do engenheiro agrícola Sergio Bender, que está representado a Unidade na Expodireto, o grande destaque do estande tem sido a ervilha BRS Sulina, produto desenvolvido em parceria entre a Embrapa Hortaliças e a Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS). A BRS Sulina é uma leguminosa indicada para adubação verde e para cobertura de solo, no inverno, preferencialmente antecedendo gramíneas, como milho. Alternativa vantajosa no sul do Brasil, devido ao rápido crescimento inicial, precocidade e uniformidade. Diminui a dependência das culturas subseqüentes em fertilizantes químicos, especialmente nitrogênio, bem como reduz custos de produção e impactos ambientais
 
Para Gilberto Tomm, pesquisador da Embrapa Trigo que vem acompanhando as unidades de observação na região, a ervilha BRS Sulina produz mais massa verde e mais precoce que as ervilhacas, podendo ser vista como uma melhor opção para a adubação verde. "Técnicos, produtores e representantes de instituições têm sido unânimes em ressaltar as excelentes características e oportunidades constituídas pelo emprego da cultivar de ervilha forrageira BRS Sulina para produção animal ou para compor sistemas de produção orgânicos, menos dependentes em fertilizantes e defensivos agrícolas", conclui. 
 
Para Bender, o grande sucesso da ervilha forrageira BRS Sulina se deve aos bons resultados alcançados na região. "Na edição passada da Expodireto Cotrijal, professores da Universidade de Erechim receberam amostras de sementes da BRS Sulina. Neste ano, retornaram encantados com os resultados, pois a ervilha foi plantada em consórcio com centeio e produziu excelente matéria verde, atingindo mais de 1 metro de altura." acrescenta.
 
O próximo trabalho com BRS Sulina será desenvolvido em parceria com a Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), e terá como foco a comparação da ervilha com as forrageiras locais.

Carla Timm (Conrep/DF 906)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9105

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/