04/10/16 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Workshops de biofortificação fortalecem trabalho na América Latina e Caribe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante o final do mês de setembro, estratégias e alianças entre os principais responsáveis em biofortificação de alimentos na América Latina e Caribe foram fortalecidas por meio de dois workshops realizados na região. O primeiro (20 à 22/09), promovido pelo programa HarvestPlus, reuniu especialistas em comunicação e monitoramento do Brasil, Colômbia, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala e Panamá, no Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), em Cali, na Colômbia. O evento seguinte, sediado no Panamá, foi realizado pelo comitê do Codex Alimentarius do país, com apoio do Instituto de Pesquisa Agropecuária do Panamá (IDIAP, em espanhol), nos dias 27 e 28 de setembro, e contou com a participação do próprio HarvestPlus, de membros participantes dos Comitês Nacionais do Codex Alimentarius de diferentes países (Brasil, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua e Panamá), representantes de organizações internacionais que apoiam a biofortificação, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e entidades panamenhas de nutrição e agricultura.

O encontro ocorrido na Colômbia, de acordo com a Coordenadora Adjunta do HarvestPlus América Latina e Caribe, Carolina González, serviu para fortalecer "as relações com parceiros e entre parceiros. Todos nós aprendemos com as experiências de outros países, o que é o mais gratificante". Houve espaço para o compartilhamento de experiências e desenvolvimento de estratégias de comunicação regionais para promover o uso de culturas biofortificados na América Latina. Ao mesmo tempo, estabeleceu-se indicadores e ferramentas para administrar o acompanhamento dos projetos, identificar os obstáculos e contribuir para compartilhar o progresso do projeto com parceiros e doadores.

 

panamaevent

 

O segundo workshop, chamado de "Discussão da Estratégia de Biofortificação em Países da América Latina e Caribe", primou por conhecer as experiências de desenvolvimento de biofortificados, segundo as diretrizes do Codex Alimentarius. Para a coordenadora do HarvestPlus América Latina e Caribe, Marilia Nutti, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Guaratiba, RJ), este encontro foi excelente, pois criou uma oportunidade para os países expressarem suas preocupações e pontos fortes atuais sobre a biofortificação. O coordenador do programa de biofortificação panamenho, AgroNutre Panamá, Ismael Camargo, considerou o evento como necessário para o andamento do trabalho em conjunto.

 

harvestpluscommunication

 

Mais sobre a biofortificação

A biofortificação consiste em um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivos. No Brasil, as novas variedades são obtidas por meio do processo de melhoramento genético convencional, no qual uma planta é cruzada com outra da mesma espécie, não ocorrendo incorporação de genes de outro organismo ao genoma da planta, sendo necessário a realização de repetidos cruzamentos até atingir o cultivar melhorado desejado. Somente na transgenia ou engenharia genética é que se incorporam genes de outro organismo no genoma da planta.

Mais sobre o HarvestPlus

O HarvestPlus age em escala global para melhorar a segurança nutricional, através do desenvolvimento e implantação de produtos alimentares básicos ricos em vitaminas e minerais. Trabalhando com diversos parceiros em mais de 40 países, o HarvestPlus é parte do Programa de Pesquisa em Agricultura (CGIAR) para a Nutrição e Saúde (A4NH). O CGIAR é uma parceria em pesquisa agrícola global com o objetivo de assegurar um futuro sustentável em alimentos. Sua ciência é realizada por seus 15 centros de pesquisa em colaboração com centenas de organizações parceiras. O programa HarvestPlus é coordenado por dois desses parceiros.

Raphael Santos (MTb 35.303/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: 21 36229739

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

biofortificacaoenglishinternacional