14/10/16 |   Agricultura familiar  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Agrobiologia marca presença em evento sobre alimentação e o futuro do planeta no RJ

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A pesquisadora Mariella Uzeda participa neste sábado do evento "O que vamos comer amanhã", que acontece no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. Aberto ao público, evento quer despertar para o debate sobre os impactos da alimentação humana no futuro do planeta. A iniciativa, que celebra o Dia Internacional da Nutrição, comemorado em 16 de outubro, promoverá um seminário com especialistas e uma feira de alimentos provenientes da agricultura familiar.

A pesquisadora da Embrapa Agrobiologia fará a palestra "Comida do amanhã, comida de ontem", que abordará o trabalho que tem feito junto a agricultores de Cachoeiras de Macacu visando o resgate de algumas plantas alimentícias não convencionais (PANC). "Um dos objetivos deste trabalho é estimular o consumo das PANC e aproximar o mercado consumidor dos agricultores familiares", informa Mariella.

As palestras serão transmitidas ao vivo, a partir das 14h30 no site: http://bit.ly/296WgrH . Além deste seminário, o público poderá participar de oficinas sobre nutrição e da feira Rio Alimentação Sustentável, com mais de 40 expositores, incluindo refugiados.

O evento é uma iniciativa do Museu do Amanhã e da rede Comida do Amanhã, organizada em parceria com a  WWF(World Wildlife Fund), Conservação Internacional, Clube Orgânico e Rio Alimentação Sustentável, aliança entre organizações da sociedade civil, governo e instituições de pesquisa da qual a Embrapa Agrobiologia faz parte.

Saiba mais – As PANC são plantas encontradas facilmente, mas a maioria das pessoas não se dá conta da sua função alimentar. Muitas são consideradas matos espontâneos, ou seja, plantas que crescem espontaneamente nos nossos quintais ou em meio a lavouras convencionais, sendo, por vezes, consideradas daninhas. Mas fazem parte da cultura tradicional e da história alimentar dos povos, sendo até mesmo utilizadas como alimentos por nossos pais ou avós. O uso de PANC está voltando à tona e elas têm sido utilizadas em pratos de alta gastronomia.

Ana Lucia Ferreira (Mtb 16913 (RJ))
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1596

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pancs