21/05/14 |   Transferência de Tecnologia

Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Clenio Araujo

Clenio Araujo - O milho verde será um dos temas de discussão

O milho verde será um dos temas de discussão

Nesta quinta-feira, 22 de maio, acontece mais um seminário dentro da 7ª SIT (Semana de Integração Tecnológica). Com o nome "Viabilidade econômica em pequenas propriedades rurais", a atividade é gratuita e ainda há vagas. Basta comparecer às 8h ao auditório Renato Coimbra, que fica na Embrapa Milho e Sorgo (Rodovia MG 424, km 45, Sete Lagoas-MG).

Na parte da manhã, haverá quatro palestras no próprio auditório. Os temas são "Mercado potencial para a região: Projeto Árvore é Vida", "Mercado potencial para a região: mercados institucionais - PNAE/Conab (Programa Nacional de Alimentação Escolar / Companhia Nacional de Abastecimento)", "Sistemas de irrigação para agricultura familiar" e "Gestão da propriedade".

Já no período da tarde (entre 13h30 e 17h30), serão oferecidos simultaneamente quatro cursos e uma visita técnica. Quando da inscrição, o participante deverá optar por um. Confira:

Produção com responsabilidade ambiental: Projeto Árvore é Vida - visita a campo, no distrito de Onça, município de Jequitibá, para demonstrar o andamento do projeto em uma comunidade.

Avaliação da uniformidade e eficiência de irrigação - curso com o objetivo de apresentar, numa abordagem teórica e prática, conceitos e procedimentos relacionados a avaliação da irrigação, envolvendo análise de uniformidade e de perdas, ressaltando-se a importância do uso racional e eficiente da água com base em aspectos agronômicos, econômicos e ambientais.

Montagem de estufa para o cultivo de hortaliças - curso que objetiva demonstrar, de modo prático, a construção de uma pequena estufa para o cultivo de hortaliças em ambiente protegido.

Cultivo de milho verde - curso que visa a capacitar produtores e técnicos para este cultivo, abordando o manejo cultural do sistema e envolvendo cultivares, época de semeadura, escalonamento de plantio, espaçamento, densidade de semeadura, adubação, manejo fitossanitário, ponto de colheita e transporte.

Gestão da propriedade leiteira - curso que tem o objetivo de apresentar aos participantes, também numa abordagem teórica e prática, princípios e ferramentas para gestão da propriedade leiteira.

Contexto - Em um mercado cada dia mais competitivo, com a redução das margens de lucro das atividades rurais, os produtores precisam de alternativas para manter a viabilidade econômica de seus empreendimentos. Dentro deste contexto, a propriedade rural tem de ser tratada como uma empresa. O seminário "Viabilidade econômica em pequenas propriedades rurais" apresentará experiências e propostas para o pequeno agropecuarista e faz parte da 7ª SIT.

Divulgação: Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

semana-de-integracao-tecnologicasitmilho-verde