25/10/16 |   Transferência de Tecnologia

Inscrições do 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas vão até sexta-feira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Martha Bambini

Martha Bambini - Estudantes participam do Esquenta, evento preparatório para a maratona de programação

Estudantes participam do Esquenta, evento preparatório para a maratona de programação

Os interessados em participar do 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas têm até a próxima sexta-feira (28) para fazer a inscrição no site do evento. A maratona desafia os participantes a desenvolver propostas de aplicativos móveis capazes de capturar, processar e/ou armazenar imagens digitais, tendo como objetivo apoiar o diagnóstico automático de doenças em cultivos agrícolas. O evento ocorrerá em 19 de novembro, das 8 às 17 horas, na Embrapa Informática Agropecuária.
 
Pesquisas para a criação de uma ferramenta eficaz de diagnóstico de plantas vêm
sendo realizadas pela Embrapa e outras instituições mundiais ao longo dos últimos anos, mas ainda existe uma dificuldade em se obter imagens em grande quantidade e alta qualidade. O principal desafio é solucionar o brilho excessivo na superfície das folhas e a falta de foco nas fotografias.
 
Para se inscrever, os candidatos devem formar equipes de quatro pessoas com, pelo menos, dois integrantes com formação completa ou incompleta na área de Exatas, além de conhecimento em programação de computadores. Todos devem ter, no mínimo, 18 anos de idade. A comissão organizadora vai divulgar, em 11 de novembro, a lista das oito equipes selecionadas para participar da maratona, conforme avaliação curricular. 
 
Durante a competição, as propostas serão avaliadas a partir de aspectos como utilidade do aplicativo proposto, aplicabilidade da solução ao setor agropecuário, interface e experiência do usuário, criatividade, inovação e originalidade da solução proposta, e qualidade do código, que envolve clareza, modularização, facilidade de manutenção e documentação.
 
Esquenta
 
Com o objetivo de apresentar o desafio e promover uma integração entre os participantes, a Embrapa Informática Agropecuária realizou, no último sábado (22), o Esquenta, evento preparatório para o 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas. Assuntos como fitopatologia, processamento de imagens, design e desenvolvimento de aplicativos foram discutidos em palestras e oficinas durante toda a manhã.
 
Para abrir as atividades, a chefe-geral e o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá e Carlos Meira, falaram sobre o trabalho da Empresa e o atual cenário agropecuário brasileiro, desde a produção de alimentos e energia até a exportação. Em seguida, Katia Nechet, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, contextualizou a competição ao tratar da importância de desenvolver estratégias para o diagnóstico precoce de doenças em plantas a partir de imagens digitais.
 
Jayme Barbedo e Thiago Santos, pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária, explicaram como funcionam a detecção automática e a quantificação de sintomas de doenças de plantas por imagens e discutiram quais as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área de Tecnologia da Informação na busca por uma ferramenta eficaz de diagnóstico de plantas. Eles ainda contaram como esse panorama motivou a organização do Hackathon e deram detalhes sobre o desafio. 
 
No encontro, também foram realizadas oficinas para apresentar ferramentas que poderão ser usadas na idealização do aplicativo. A oficina interativa de Design Thinking, ministrada por André Adib, da Informática Municípios Associados S/A (IMA), propôs atividades em equipes voltadas à concepção criativa, prototipação e teste de sistemas. 
 
Rodrigo Borrozino, da Samsung Instituto para Desenvolvimento da Informática (Sidi-Samsung), demonstrou ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de aplicativos para sistema Android. Já o consultor em TI Rafael Coutinho promoveu uma oficina de Apache Cordova, um framework aberto para desenvolvimento de aplicações móveis para múltiplas plataformas.
 
O Esquenta contou com cerca de 25 participantes, que puderam se apresentar durante o evento. Entre eles, predominaram estudantes, pesquisadores e professores de instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), PUC-Campinas e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Representantes do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e do Sidi, institutos já parceiros da Embrapa Informática Agropecuária, também acompanharam e participaram das atividades.
 
Segundo Martha Bambini, integrante da comissão organizadora do Hackathon, os participantes, em sua maioria da área de computação, puderam conhecer novas ferramentas, familiarizar-se com o contexto da agropecuária brasileira, e entender a relevância e as dificuldades ligadas ao desenvolvimento de aplicativos para diagnóstico automático de doenças em plantas. "Foi um evento bem dinâmico. Os participantes se mostraram bastante interessados e comprometidos durante todas as atividades propostas", contou Martha. 
 
O 1º Hackathon Embrapa – Edição Campinas conta com apoio da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), CoaShe, IMA, Baita Aceleradora e Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais - PCS/USP. O patrocínio é da Agrosmart, PCA, Promon Logicalis, Sidi-Samsung, CI&T e SP Ventures.
 
A equipe classificada em primeiro lugar receberá quatro kits de Arduíno e Raspberry Pi, quatro carregadores power bank e quatro pendrives; para o segundo lugar serão dois kits de Arduíno, quatro power bank e quatro pendrives; e o terceiro lugar receberá um kit de Arduíno, três power bank e quatro pendrives. Os três grupos ainda serão premiados com um programa de capacitação em Design Thinking, ferramentas de Internet das Coisas (IoT) e técnicas de processamento de imagens oferecido pela Embrapa, em parceria com a CI&T e a IMA.
 
Mais informações estão disponíveis no site da competição ou podem ser solicitadas à comissão organizadora pelo e-mail: cnptia.hackathon@embrapa.br.
 
 

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Embrapa Informática Agropecuária

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5747

Colaboração: Beatriz Guimarães
Embrapa Informática Agropecuária

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

tecnologia-da-informacaohackathondiagnostico-de-plantas