04/06/14 |   Comunicação

Embrapa & Escola desperta interesse em crianças pela Ciência e Tecnologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gilberto Nascimento

Gilberto Nascimento - Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental visitam campo experimental da Embrapa Agropecuária Oeste

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental visitam campo experimental da Embrapa Agropecuária Oeste

Diversão e educação, tudo junto e misturado no Programa Embrapa & Escola realizado durante três dias na Semana do Meio Ambiente da Embrapa Agropecuária Oeste. De 3 a 5 de junho, crianças de escolas inscritas para participar do Programa nessas datas, visitam a Unidade de Pesquisa em Dourados, MS.
 
Fazem parte da programação brincadeiras de jogo da memória com nome de grãos, vídeo de animação sobre o uso consciente de agrotóxicos na lavoura, teatro de fantoche sobre lixo e reciclagem, visitas aos laboratórios de solo, entomologia, estações meteorológicas e viveiro de mudas. 
 
O objetivo do Embrapa & Escola é envolver as crianças em atividades educativas relacionadas à Ciência e Tecnologia. "A alegria em aprender e compartilhar as experiências sobre meio ambiente estava no rosto de cada criança", constata Clarice Zanoni Fontes, coordenadora do Programa na Embrapa Agropecuária Oeste.
 
"Neste ano, estamos trabalhando as ações educativas com as escolas na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, juntamente com um grande evento que está sendo promovido pela Embrapa, que é a Tecnofam". Uma das ações foi convidar as crianças, filhos e filhas de agricultores familiares a participarem do Embrapa & Escola.
 
Há cerca de quatro anos, os alunos do 5º ano da Escola Serviço de Educação Integral (SEI), de Dourados, MS, visitam a Embrapa Agropecuária Oeste, dentro do Programa Embrapa & Escola. A professora Fernanda Gutierre e coordenadora da área de Ciências, conta que temas ligados à agricultura e ao meio ambiente são rotineiramente trabalhados na escola. 
 
"O interessante de trazer os alunos para uma empresa, como a Embrapa, que trabalha com pesquisas agropecuárias, é que os estudantes veem na prática o que falamos em sala de aula. Isso reforça o assunto trabalhado nas disciplinas, o que é bom tanto para o aluno quanto para o professor", ressalta Fernanda. 
 
Este aspecto também é comentado pela professora e coordenadora pedagógica do Centro Educacional Antônio Raposo Tavares (Ceart), Viviane Andresa Bonfim Melo. Ela comenta que a escola segue três eixos fundamentais, nos quais a visita a instituições como Embrapa está inserida.
"Nossas propostas são o cuidado do meio ambiente; a integridade, ou seja, fazer o que se fala; e o diálogo. A escola sempre desempenha projetos de meio ambiente desde o maternal. Inclusive participamos de vários concursos sobre esse tema", conta.
 
Os alunos da Escola Municipal Indígena Agostinho, de 12 a 14 anos, também visitam a Unidade para vivenciar a experiência das pesquisas da Embrapa de perto. "É de extrema importância essa interação, porque os estudantes podem observar o mundo ao redor com seus próprios olhos, o que é muito diferente de quando ele aprende somente dentro de sala de aula. Isso traz conhecimento para a vida inteira, o que é muito significativo", aponta Leila Tatiana, professora formadora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Dourados. 
 
A coordenadora do Embrapa & Escola, na Embrapa Agropecuária Oeste, destaca que a parceria realizada todos os anos com a Prefeitura Municipal de Dourados e as escolas municipais, estaduais e particulares é que valoriza o Programa. "Essa parceria é muito importante para oferecer orientação às crianças sobre a importância da Ciência e Tecnologia para a qualidade de vida do cidadão brasileiro", diz Clarice.

Sílvia Zoche Borges (MTb-MG 08223 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-9742

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens