01/07/96 |

Feijão pérola é mais resistente e tem alta produtividade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma nova variedade de feijão, de alta produtividade e resistente a diversas doenças, acaba de ser lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

A nova variedade, chamada Pérola, é recomendada para os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia e para o Distrito Federal. Apresenta produtividade, com irrigação, de 3 mil kg por hectare, tendo alguns produtores superado esse número. A produtividade média brasileira de feijão irrigado é de 2.300 kg por hectare. Em condições de sequeiro a Pérola chega a 2.400 kg por hectare, bem superior à média brasileira de 620 kg por hectare. Produz entre 15% e 20% mais que a Carioquinha, a variedade mais cultivada no País.

A cultivar é resistente à ferrugem, ao mosaico comum e a uma raça de antracnose. Apresenta também resistência intermediária (a doença ataca mas sem grandes perdas de produção) à murcha do fusarium e à mancha angular. Sendo resistente, a variedade Pérola dispensa significativos volumes de agrotóxicos, com redução de custos para o produtor e com ganhos ambientais para o solo e para as águas.

Em relação ao mercado, a Pérola apresenta um grão mais claro, o que lhe dá um preço cerca de 10% superior nos principais mercados atacadistas e consumidores.

A pesquisa foi criada e desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia/GO), com a colaboração da Embrapa Cerrados (Planaltina/DF), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais-Epamig, Empaer/Mato Grosso, Emater/Goiás, EBDA, Universidade de Viçosa (MG), Escola de Agronomia de Rio Verde (GO), Cooperativa Agrícola de Unaí-Coagril (MG), Cooperativa Agropecuária da Região de Piratinga-Coopertinga (Formoso-MG) e Cooperativa Agropecuária do Cerrado-Coacer (Cristalina-GO).

Mais informações sobre o feijão pérola podem ser obtidas com o pesquisador José Geraldo Di Stefano, na Embrapa Arroz e Feijão, fone (062) 212-1999.  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Feijão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional