21/06/07 |

Embrapa Gado de Corte lança Programa Boas Práticas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Sincronizar as ações das diversas entidades públicas e privadas que trabalham em prol do desenvolvimento do setor agropecuário no estado do Pará. Este é um dos benefícios do Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) – Bovinos de Corte, a ser lançado em Belém, Pará, pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande - MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), neste dia 22 de junho, no Auditório do Palácio da Agricultura, durante o 27º Encontro Ruralista.

O evento contará com a presença dos diretores-executivos da Embrapa, Kepler Euclides Filho e Tatiana de Abreu Sá, do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Rafael Alves, além dos presidentes de 125 sindicados de produtores rurais do Pará, lideranças rurais, empresariais e governamentais.

Na ocasião, será assinado um Protocolo de Intenções entre diversas instituições para viabilizar uma parceria para estimular o desenvolvimento e a transferência de tecnologias em pecuária de corte no Pará com sustentabilidade social, econômica e ecológica. Assinam o documento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande - MS), Secretaria Executiva de Estado de Agricultura do Pará (Sagri), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Sebrae, Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa), Senar-AR/PA e Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (Fundepec).

O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ezequiel Rodrigues do Valle, coordenador nacional do Programa, fez uma apresentação preliminar do BPA em Belém, no último dia 13 de junho. Nos dias 14 e 15 foi realizado um treinamento para capacitação de multiplicadores do Programa no Pará.No dia 23 de junho, durante o Encontro Frutal Amazônia, Ezequiel apresenta o BPA a representantes dos outros estados da região Norte. "Nosso objetivo é fazer uma sensibilização e prepará-los para aderir ao Programa", afirma.Além da região Centro-Oeste, o Programa Boas Práticas também já chegou ao Nordeste e ao Sudeste. Depois de atingir a região Norte, o próximo alvo será o Sul do país. De acordo com o coordenador do Programa, a meta é divulgar o BPA em todas as regiões até o mês de setembro de 2007. O que é o Programa Boas Práticas Agropecuária - O BPA foi lançado no Mato Grosso do Sul em 2005, numa parceria da Embrapa Gado de Corte com a Câmara Setorial Consultiva da Bovinocultura e Bubalinocultura de Mato Grosso do sul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/MS), Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur) e Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), além de parceiros da iniciativa privada.

O Programa visa a repassar ao produtor rural informações sobre as novas demandas de mercado e prepará-lo para atendê-las, proporcionando ao consumidor um produto de qualidade e segurança, dentro dos padrões de bem-estar animal e cuidados com o meio ambiente.

Adriana Brandão - DRT CE01067Contatos: abrandao@cnpgc.embrapa.br(67) 3368.2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/