13/10/09 |

Espumante brasileiro ganha taça oficial

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 - Espumante brasileiro ganha taça oficial

Espumante brasileiro ganha taça oficial

Agora apreciadores de todo o Brasil têm mais um bom motivo para abrir espumantes nacionais. Foi desenvolvida a Taça do Espumante Brasileiro (foto) que permitirá desfrutar o que há de melhor em espumantes no país.

Desenvolvida por meio de uma parceria entre Embrapa Uva e Vinho, Associação Brasileira de Enologia (ABE) e Cristallerie Strauss, a Taça do Espumante Brasileiro foi apresentada para mais de 750 apreciadores de vinho durante a 17ª Avaliação Nacional de Vinhos, evento realizado no final do mês de setembro, em Bento Gonçalves.

Para um produto especial como o espumante brasileiro, é fundamental a expressão de todas as suas qualidades, seja de cor, aroma ou paladar. Assim, foi necessário o desenvolvimento de uma taça com características adequadas, que possibilite acompanhar cada detalhe da degustação, apresentando originalidade, funcionalidade e qualidade estética. Fundamental neste projeto foi a adequação do formato para potencializar as características específicas do produto brasileiro, de sabor fino e refrescante.

Confeccionada artesanalmente em fino cristal, a Taça do Espumante Brasileiro apresenta linhas finas e elegantes, um bojo sinuoso que valoriza a formação do perlage (borbulhas), uma boca estreitada que concentra a liberação de aroma e um encaminhamento da nobre bebida para o prazer dos consumidores.

Como foi o processo

O desenvolvimento da taça contou com o conhecimento das parceiras Embrapa Uva e Vinho, a Associação Brasileira de Enologia e a Cristallerie Strauss, que se dedicaram não apenas em utilizar todo o conhecimento técnico de suas equipes, em suas áreas de atuação: pesquisa, enologia e confecção de cristais, mas também reuniram e ouviram a opinião dos principais agentes envolvidos na elaboração, comercialização e promoção do espumante brasileiro.

Segundo o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e Diretor de Degustação da ABE, Mauro Zanus, um dos idealizadores da ideia, não bastava desenvolver a taça e apresentar para o setor vitivinícola. "Além de desenvolver uma taça adequada as características do espumante nacional, tinha-se que promover um processo de legitimação do produto, algo que fosse discutido e validado pelo setor vitivinícola", comenta.

O processo de desenvolvimento da Taça ocorreu em quatro etapas, com a participação de profissionais qualificados das principais entidades do setor de vinhos do Brasil (veja lista completa abaixo). Na primeira etapa, profissionais avaliaram apenas o aspecto visual dos 26 modelos de taças existentes, considerando originalidade, estética e funcionalidade. As avaliações foram individuais, sem a permissão de comentários.

Participaram desta etapa represenmtantes da ABE, Afavin, Agavi, Aprobelo, Apromontes, Aprovale, Asprovinho, Aviga, Confraria Amavi, Confraria da Vinha, Confraria do Champagne da Serra Gaúcha, Confraria do Vinho e do Champanha das Mulheres Bento Gonçalves, Confraria do Vinho em Bento Gonçalves, Confraria dos Cavalheiros do Vinho, Confraria L'Arte Del Vino de Flores da Cunha, Consórcio de Produtores de Espumantes de Garibaldi, Embrapa Uva e Vinho, Fecovinho, Febave, Fenachamp, Fenavinho, Fisul, Ibravin, Escola de Gastronomia UCS/ICIF, ICTA/UFRGS, IFRS Campus Bento, Laren, Ministério da Agricultura, Rota dos Espumantes, Secretaria da Agricultura, Sindivinho, Uvibra e Wines from Brazil.

Na segunda etapa, em condições de laboratório, fez-se a avaliação técnica das seis taças melhor pontuadas na etapa anterior. Nesta fase, os participantes foram solicitados a avaliar a qualidade da taça em uma situação real de prova, com um espumante típico da Região Sul do Brasil.

A terceira etapa ocorreu na Cristallerie Strauss com pequenos ajustes nas dimensões de altura e diâmetro de bojo das duas taças que apresentaram maior pontuação e também seguindo critérios técnicos apontados pelos especialistas da Cristallerie. A última etapa foi o teste final pela pela diretoria da ABE, a qual confirmou sua adequação técnica para a valorização das características do espumante brasileiro.

Viviane Zanella (MTB 14400)
Embrapa Uva e Vinho

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