15/04/12 |   Produção vegetal

Embrapa Semiárido realiza curso sobre técnica de fertirrigação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Prática melhora a produção

Prática melhora a produção

Na cultura do melão, a prática de adicionar fertilizantes à água de irrigação aplicada à cultura dobra a produção de frutos com uma menor quantidade do insumo. Em geral, o emprego dessa técnica, chamada de fertirrigação, proporciona resultados semelhantes nos pomares: aumento de produtividade com menores dosagens de fertilizantes.

A fertirrigação é muito eficiente na distribuição de nutrientes para as culturas e torna-se cada vez mais importante para o manejo competitivo das fruteiras, afirma o pesquisador José Maria Pinto, da Embrapa Semiárido. Essa técnica será tema do XVI Curso de Fertirrigação que o centro de pesquisa realiza, de 15 a 18 de maio de 2012, no Escritório da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções, em Petrolina (PE).

A maneira tradicional de aplicar fertilizantes disponibiliza o produto no solo de forma que as raízes das plantas absorvem muito pouco. No pomar de mangueiras esse desperdício é evidente: os insumos são colocados em um sulco de 30 centímetros de profundidade cavado numa projeção da copa da planta. Como o sistema radicular da mangueira está situado a cerca de um metro da superfície do solo, o fertilizante, por vezes, sequer é absorvido pelas raízes, explica José Maria, que é o coordenador do XVI Curso.

Vantagens – O curso tem despertado interesse crescente entre técnicos e produtores. Segundo o pesquisador da Embrapa Semiárido, após sete anos de realização do evento, o interesse já não é mais por apenas conhecer a tecnologia. Há uma demanda desse público por dispor de informações mais aprofundadas sobre o manuseio eficiente da técnica.

A fertirrigação é um dos meios mais eficazes de aplicar os fertilizantes, assegura José Maria. Ela combina dois dos principais fatores essenciais ao crescimento da planta: água e nutrientes. Em sistemas agrícolas modernos é uma prática comum. O seu manejo requer pouca mão-de-obra, já que o trabalho para fazer irrigação e adubar é feito ao mesmo tempo.

A técnica permite, ainda, a aplicação de fertilizantes no exato volume de solo ocupado pelas raízes, abastecendo a planta com a quantidade de adubos necessária ao seu desenvolvimento. Além disso, o seu emprego é flexível em sistemas de irrigação diversos, como o gotejamento e micro-aspersão.

Marcelino Ribeiro (MTb/BA 1127)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fertirrigacao