12/06/13 |   Geotecnologia  Gestão ambiental e territorial

Presidente da Embrapa apresenta resultados de 2010 do TerraClass

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com a missão de apresentar os resultados do projeto de mapeamento do uso e cobertura das terras da Amazônia brasileira - TerraClass, identificadas pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, participou no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) do Fórum Brasileiro das Mudanças Climáticas. Realizado no Palácio do Planalto, o evento contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, sob a coordenação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na ocasião, o governo brasileiro anunciou a superação das metas definidas para preservação ambiental.

Em sua participação, o presidente Maurício Lopes destacou que o projeto TerraClass é resultado do esforço dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e vem sendo executado desde 2008. "Tão importante quanto os dados de desflorestamento, é entender qual é a dinâmica de uso e mudanças da cobertura da terra. Os dados inéditos gerados pelo projeto TerraClass só foram viabilizados pelos dados do programa Prodes, executado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)", lembrou. O trabalho mostra o aumento da vegetação secundária na Amazônia. Do total de 739.672,54 km² de desflorestamento acumulado até o ano de 2009, 22% (165.229,31 km²) consistem de áreas que foram abandonadas e que estão em processo de regeneração.

Sobre a menor taxa de destruição florestal nos últimos 24 anos, apresentadas no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento (PPCDAM)  no bioma da Amazônia,  a  presidente Dilma Rousseff,  declarou que o Brasil está conseguindo institucionalizar o processo de controle do desmatamento, através de mecanismos que a Embrapa e o INPE fornecem.

A apresentação do presidente Maurício Lopes foi acompanhada pelo chefe interino da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), Austrelino Silveira Filho, e pelos pesquisadores Adriano Venturieri (Embrapa Amazônia Oriental),  Alexandre Coutinho e Julio César Dalla Mora Esquerdo (Embrapa Informática).

Elizabete Antunes (MTb 744/DF)
Secom/Embrapa

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4284

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

terraclassdesmatamentoamazonia