14/04/13 |   Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Enxertia de cupuaçu é tema de curso em Marabá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Amazônia Oriental promove durante esta semana (dias 15 a 19), em Marabá (PA), um curso sobre enxertia de cupuaçuzeiro. A técnica vai ser apresentada em teoria e prática como alternativa viável para produção de cupuaçu com materiais genéticos superiores.

As palestras acontecem no auditório do campus rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFPA e a prática da enxertia no viveiro de  mudas da instituição e em propriedade rural localizada no Projeto de Assentamento Piquiá.

Os participantes são produtores, técnicos, público de instituições de ensino e agentes de fomento agroflorestal. O grupo vai ser capacitado a fazer a recuperação e o manejo de plantios de cupuaçuzeiro no Sudeste do Pará, tema a ser apresentado pelo pesquisador Rafael Moysés Alves, responsável pelo lançamento da cultivar de cupuaçuzeiro BRS Carimbó em março de 2012. 
Os aspectos técnicos de enxertia de cupuaçuzeiro, sua importância, vantagens, desvantagens, métodos e ferramentas, são o tema do palestrante Benito Calzavara, diretor de Cadeias Florestais do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará - Ideflor.

As atividades práticas de enxertia de cupuaçuzeiro englobam desde a apresentação e preparo de ferramentas, como canivete, afiador, fita, lixa e régua, entre outros, até a prática de retirada de ponteiras, o preparo das estacas e a retirada de gemas, passando por diferentes tipos de enxertia, como a borbulha e a garfagem.

O curso é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agriculgtura, Pecuária e Abastecimento, por meio dos projetos "Arco Verde" e "Ações estratégicas para o lançamento de uma nova cultivar de cupuaçuzeiro no Estado do Pará", em parceria com o Ideflor e a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Sul do Pará - Fecat, com apoio da Unimed Sul do Pará, Servetec, Prefeitura Municipal de Marabá, Emater-PA e IFPA – Campus Rural de Marabá.

 

Informações sobre sementes de BRS Carimbó podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Amazônia Oriental: sac.cpatu@embrapa.br

Izabel Drulla Brandão (MTb 1084/PR)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

enxertiacupuacuzeiro