21/05/14 |

Sábado das Ariranhas encerra exposição em Corumbá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Nicoli Dichoff

Nicoli Dichoff - Ação contou com parceria da Embrapa Pantanal

Ação contou com parceria da Embrapa Pantanal

As mãozinhas curiosas buscavam, ávidas, os botões dos cubos interativos. Rodeados por sons, fotos, vídeos e dados, as crianças e outros visitantes puderam conhecer mais sobre as ariranhas em um espaço dedicado somente a elas. O Sábado das Ariranhas aconteceu no último fim de semana para encerrar a exposição que foi inaugurada em dezembro do ano passado na Estação Natureza Pantanal. O projeto é uma parceria entre a Embrapa Pantanal e a Fundação Grupo Boticário, com apoio do Instituto Federal Farroupilha.
 
A exposição especial foi montada a partir de dados fornecidos pela pesquisadora Caroline Leuchtenberger – que, por sua vez, foi orientada pelo pesquisador da Embrapa Pantanal Guilherme Mourão. Os vídeos, sons e imagens usados no evento, por exemplo, foram produzidos durante o desenvolvimento da pesquisa. A exposição, que seria mantida até fevereiro, foi prolongada para permanecer aberta até maio deste ano. Para a conclusão do projeto, o Sábado das Ariranhas contou com apresentações de teatro de bonecos e sessões de trabalhos manuais oferecidas aos pequenos.
 
Segundo o administrador da Estação Natureza Pantanal Gustavo Gaertner, uma vivência marca muito mais que uma memória e, por isso, a interatividade é uma parte importante da experiência. "Você aperta um botão, vê a imagem das ariranhas em um determinado comportamento e ouve o som que ela faz. Por exemplo, o som que ela faz quando está brigando, quando chama o resto do grupo, quando está com os filhotes", diz Gustavo. Ele afirma que o objetivo do projeto é sensibilizar a população, educando os visitantes para promover a conservação da espécie.
 
Ainda de acordo com o administrador, as escolas da cidade utilizam o espaço como ferramenta para a educação ambiental. Só neste ano, cerca de 2000 estudantes vieram à exposição, segundo Gustavo – isso sem contar as famílias e outros visitantes. Para ele, as parcerias são de grande importância para a realização dos eventos especiais que acontecem na Estação. "Se a gente não tivesse essa parceria com a Embrapa, não teríamos as informações para aproximar a população da espécie", conta.
 
A próxima exposição especial montada na Estação Natureza Pantanal terá o tatu como tema, diz Gustavo. O projeto também irá contar com a parceria da Embrapa Pantanal.
 
 

Nicoli Dichoff (3252/SC)
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 (67) 3234-5957

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens