11/07/14 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Mais cultivares de algodão chegam ao mercado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Keyle Menezes

Keyle Menezes - Novas cultivares de algodão herbáceo já estão disponíveis ao mercado

Novas cultivares de algodão herbáceo já estão disponíveis ao mercado

A Embrapa está recomendando para o plantio da safra 2014-2015, em todo o País, as cultivares de algodão herbáceo BRS 368RF, BRS 369RF, BRS 370RF e BRS 371RF, todas transgênicas. Elas foram desenvolvidas pela Embrapa Algodão, com sede em Campina Grande, na Paraíba, em parceria com a Embrapa Meio-Norte, em Teresina, no Piauí.

As sementes dessas quatro cultivares já estão disponíveis ao mercado através dos parceiros Ceolin Agropecuária Ltda, no município de Posse, em Goiás – (62) 3425-1170, ceolin@possenet.com.br -,  Sementes Produtiva, em Formosa, também em Goiás – (61) 3631-2992, produtiva@sementes.produtiva.com.br e Algodoeira Benjamim Zandonadi, em Campo Verde, Mato Grosso – (66) 3419-1065, bjzandonadi@hotmail.com.

O pesquisador José Lopes Ribeiro, que participou das avaliações das cultivares, diz que elas oferecem uma maior flexibilidade no controle das plantas daninhas, permitindo, assim, "a aplicação do herbicida glifosato nos diferentes estágios de desenvolvimento do algodoeiro sem gerar danos às plantas".

As cultivares, segundo ele, têm potencial para produtividades médias acima de 4,5 toneladas por hectare de algodão em caroço, "com percentual de pluma variando de 39 por cento a 40,5 por cento". As cultivares BRS 368RF e  a BRS 369RF apresentam, ainda de acordo com o pesquisador, ciclo normal – cerca de 150 dias na região Meio-Norte-  e baixo porte de planta. A BRS 370RF tem porte e ciclo médios. Já a BRS 371RF, possui ciclo longo e porte alto.

O plantio de algodão herbáceo no Brasil continua crescendo. No Mato Grosso, o maior produtor do País e respondendo por mais de 50 por cento da produção brasileira, a área plantada este ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, é de 540 mil hectares. A Bahia, na segunda colocação, em 2014 está plantando mais de 325 mil hectares.

 Os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul estão também avançando no plantio de algodão, de acordo ainda com a Conab. Goiás este ano está plantando nada menos do que 55,3 mil hectares. O Mato Grosso do Sul tem um bom desempenho. Em 2014, o estado plantou   42,7 mil hectares. O Piauí ainda caminha lentamente na produção de algodão, e este ano plantou pouco mais de 11 mil hectares. 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3198-0518

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sementesplantioherbaceo

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar transgênica ou editada
Produto: Cultivar transgênica ou editada
Produto: Cultivar transgênica ou editada