04/08/14 |   Produção vegetal

Fixação biológica de nitrogênio em feijão comum

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa - Da esq. p/ dir.: pesquisadores Enderson Ferreira e Ieda Mendes; e o apresentador Augusto Viana

Da esq. p/ dir.: pesquisadores Enderson Ferreira e Ieda Mendes; e o apresentador Augusto Viana

O nitrogênio é um dos elementos presentes em maior concentração nos vegetais, sendo um dos principais nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Ele exerce funções essenciais, colabora com o aumento na qualidade e produtividade dos grãos e é imprescindível na realização da fotossíntese. A sua ausência numa lavoura pode ser percebida pelo amarelecimento das folhas e pela dificuldade de desenvolvimento da planta de forma geral.

A fixação de nitrogênio é realizada por uma bactéria específica, o rizóbio. Na ocasião do plantio, colocam-se as sementes em contato com a bactéria, em um processo chamado inoculação. Feito isso, a bactéria aguarda a germinação e penetra nas raízes do feijoeiro, onde desenvolve nódulos e neles se aloja, vivendo os dois organismos em harmonia. Nessa forma de vida em parceria, chamada simbiose, a bactéria encontra o ambiente ideal para sua existência, alimentando-se a partir de substâncias fornecidas pelo vegetal hospedeiro, sem provocar danos, e realiza a fixação do nitrogênio, favorecendo a planta em seu desenvolvimento e produção.

Segundo o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Enderson Ferreira, "na lavoura, a maior parte do nitrogênio está na matéria orgânica, que colabora com a fertilidade do solo, mas está numa forma não assimilada pela planta, necessitando ser transformada para que seja absorvida". É pelo processo da fixação biológica do nitrogênio que os rizóbios transformam o nitrogênio, presente em grande quantidade na atmosfera, em nutrientes. No caso do fejoeiro-comum, o nitrogênio influencia componentes determinantes no sucesso da produção, como o maior número de vagens na planta e o aumento do peso dos grãos.

A fixação biológica de nitrogênio em feijão comum foi o tema abordado pelo programa Dia de Campo na TV, produzido pela Embrapa, e levado ao ar no dia 25 de julho pelo Canal Rural e, no dia 27 de julho, pela rede NBr. Esse programa pode também ser assistido pelo You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=_Sta8FydSv8 .

Henrique César de Oliveira (1.960 MTb/GO)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

feijaodia-de-campo-na-tvfeijao-comumfixacao-biologicanitrogenio