04/08/14 |   Agricultura familiar  Agroenergia  Transferência de Tecnologia

VI Congresso Brasileiro de Mamona debate organização da cadeia produtiva

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sérgio Cobel

Sérgio Cobel - Congresso tem como objetivos debater a organização da cadeia produtiva da mamona e de outros cultivos e incentivar o desenvolvimento do agronegócio sustentável das oleaginosas energéticas

Congresso tem como objetivos debater a organização da cadeia produtiva da mamona e de outros cultivos e incentivar o desenvolvimento do agronegócio sustentável das oleaginosas energéticas

Com o objetivo de debater a organização da cadeia produtiva da mamona e de outros cultivos e incentivar o desenvolvimento do agronegócio sustentável das oleaginosas energéticas será promovido a partir de amanhã (12), em Fortaleza, o VI Congresso Brasileiro de Mamona. Esta edição tem como tema "Agricultura Familiar e Segurança Alimentar" e contará com a participação de agricultores dos estados do Ceará, Bahia, Paraíba e Rio Grande Norte. O evento segue até 15 de agosto, na Universidade do Parlamento Cearense/Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – INESP.

Paralelamente, também será realizada a terceira edição do Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, com enfoque nas culturas do algodão, amendoim, girassol, gergelim, dendê, palma, pinhão manso, entre outras. 

Serão quatro dias de palestras, conferências, painéis, apresentação de trabalhos científicos e mesas-redondas com os principais especialistas no assunto. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 800 participantes entre pesquisadores, estudantes, técnicos e agricultores.

A conferência de abertura abordará a temática "Agricultura familiar na produção de oleaginosas no Brasil", com a participação do secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini. Entre as novidades deste ano estão a realização de minicursos gratuitos para cerca de 500 agricultores familiares dos estados do Ceará, Bahia, Paraíba e Rio Grande Norte, além de demonstração de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar. Também serão apresentadas as experiências de países produtores de mamona como Índia, Israel, Argentina e México.

Os eventos serão promovidos pela Embrapa Algodão(Campina Grande, PB), Embrapa Agroenergia (Brasília, DF) e Governo do Estado do Ceará, com apoio do Instituto Agropolos do Ceará, Ematerce, Assembleia Legislativa do Ceará, Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Mais informações: (83)3182.4380 ou www.cbmamona.com.br

Serviço:

VI Congresso Brasileiro de Mamona
Data: 12 a 15 de agosto
Local: Universidade do Parlamento Cearense/Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – INESP (Assembleia Legislativa do Ceará – Anexo 2 – Rua Barbosa de Freitas S/N – Edifício José Euclides Ferreira Gomes)


 

Edna Santos (MTB-CE 01700)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83)3182-4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

mamonaoleaginosaagroenergia

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional