22/08/14 |   Produção animal

Dia de Campo na TV - Orçamentação forrageira: segurança alimentar de rebanhos no Semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Adilson Nóbrega

Adilson Nóbrega -

Este programa foi ao ar no dia 22 de agosto de 2014.

Uma ferramenta de fácil uso e que pode ajudar produtores rurais a planejar a alimentação de seus rebanhos, ajudando-os a lidar, principalmente, com períodos críticos, como os de seca. Esta é a Orçamentação Forrageira, que será tema do Dia de Campo na TV desta sexta-feira (22). O programa mostrará instruções de como calcular este orçamento e experiências de produtores que usam, com sucesso, alternativas de planejamento alimentar no semiárido brasileiro.

A prática do orçamento forrageiro, na rotina da propriedade rural, requer instrumentos simples e de baixo custo. Com uma folha de cartolina, que pode ser afixada na parede, o produtor pode marcar as informações sobre a quantidade de forragem disponível, a estimativa de consumo de seu rebanho e, calcular, mês a mês, se há sobra ou déficit de forragem.

A ferramenta ajuda o produtor rural a identificar quando há a possibilidade de fazer reserva de forragem quando há sobra, formando uma espécie de poupança para os períodos mais críticos do ano. A orçamentação é útil em regiões como o semiárido brasileiro, em que as pastagens são a principal fonte de alimentação dos rebanhos, e ajuda a tomar decisões importantes, como as necessidades de aumentar a produção de forragem, de vender animais de descarte ou mesmo de antecipar as compras de alimentos concentrados, em períodos em que estes têm custo mais barato.

Dessa forma, o agricultor poderá, também, profissionalizar a gestão em sua propriedade, passando a alimentar os animais com um planejamento definido e compondo a chamada reserva estratégica de forragem, que permite que não fique tão dependente do pasto nativo e dos recursos da região. Além da demonstração de como preencher as informações da orçamentação forrageira, o programa também mostrará depoimentos de produtores e técnicos da região do sertão dos Inhamuns, no Ceará, que mostram suas experiências de planejamento alimentar que têm permitido a convivência com a seca no Nordeste. No estúdio, a entrevistada será a zootecnista Ana Clara Cavalcante, pesquisadora da área de Forragicultura da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE).

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

 

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112 7413

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

forragiculturanutricao-animal2014