27/08/14 |   Transferência de Tecnologia

Diversidade de tecnologias na Expointer 2014

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luiz Eduardo Meneghetti

Luiz Eduardo Meneghetti - Aveia para forragem animal é um dos destaques

Aveia para forragem animal é um dos destaques

Atrair diferentes públicos através de variadas tecnologias para a agropecuária é o objetivo da Embrapa na Expointer 2014, que acontece de 30/08 a 07/09, em Esteio, RS. A Embrapa Trigo participa com palestra, curso e cultivares para alimentação animal.

A produção brasileira de carne e de leite tem como base alimentar o fornecimento de forragem, diretamente em pastagens cultivadas ou naturais, ou conservada na forma de silagem ou feno. Reconhecendo a importância da aveia na manutenção do sistema plantio direto na palha e na sustentabilidade da pecuária, a Embrapa Trigo desenvolveu as cultivares de aveia BRS Centauro e BRS Madrugada, primeiras cultivares protegidas de Avena brevis no mundo, desenvolvidas para substituir as populações de aveia comum, utilizadas pelos agricultores. Outras opções de forragem apresentadas na feira são o centeio BRS Serrano e o trigo BRS Tarumã destinados aos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.

A palestra "Sistema de Plantio Direto e a redução de custos de produção" acontece no dia 01/09, às 14h. O tema será apresentado pelo pesquisador José Eloir Denardin e o produtor Humberto Falcão, com foco em práticas conservacionistas do solo para mitigar efeitos da erosão e compactação na produção agropecuária. A experiência do produtor vai mostrar a redução no uso de fertilizantes utilizando novas técnicas de manejo e contenção de enxurradas na propriedade em Sarandi, RS, que, em cinco anos, geraram a economia de um milhão de reais, dispensando a adubação em cinco safras de verão e três safras de inverno.

Direcionado ao público mais urbano, o curso "Aprenda a fazer pizza" vai ensinar o preparo dos sabores marguerita, mussarela de búfala e presunto, meredith, focaccias de azeitona e alecrim. De acordo com a pesquisadora Eliana Guarienti, a pizza é uma receita de origem multicultural, mas adotada como alimento típico italiano, que atravessou fronteiras e é, hoje, um dos pratos mais consumidos no mundo. Já a focaccia é um pão de origem italiana, achatado e macio, em geral coberto com sal grosso e azeite. Na Itália, é consumido tanto no desjejum, como aperitivo ou antepasto. O curso acontece no dia 02/09, das 14 às 16h, na Casa da Embrapa na Expointer. Estão abertas 30 vagas, com inscrições gratuitas através do e-mail trigo.eventos@embrapa.br ou telefone 54-3316-5851.

Joseani M. Antunes (9693 MTb/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: 5433165860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expointer-2014