16/09/14 |   Geotecnologia

Seminário debate a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Satélite WorldView-2

Satélite WorldView-2 - Imagem da região de Londrina, PR, com correção atmosférica pelo modelo de transferência de radiação (ModTran).

Imagem da região de Londrina, PR, com correção atmosférica pelo modelo de transferência de radiação (ModTran).

A Embrapa Monitoramento por Satélite, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove, no dia 24 de setembro, o "Seminário sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais" em Campinas, São Paulo. O evento será realizado no auditório do centro de pesquisa e visa debater a implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) da Embrapa em consonância com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). O seminário é gratuito e aberto ao público por meio de inscrição on-line no endereço www.cnpm.embrapa.br/eventos/geoinfo/ficha.php.


Duas palestras vão levar a temática à discussão. Dênis Soares, coordenador geral de Gestão Estratégica da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, abordará a importância da Inde na gestão pública. Já o coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Hesley Py, fará uma reflexão sobre o momento atual da Inde e os próximos passos a serem seguidos.


Após o Seminário, será realizado, até 26 de setembro, o Workshop do projeto GeoInfo, também na Embrapa Monitoramento por Satélite, voltado para colaboradores do projeto GeoInfo – Modelo de Gestão da Informação Geoespacial da Embrapa – e participántes da implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (IDE-Embrapa). O objetivo do workshop é contribuir com a definição do processo de gestão da geoinformação da Embrapa em consonância com as diretrizes da Inde. 

IDE-Embrapa

A IDE-Embrapa prevê o estabelecimento de um processo para organizar, preservar, qualificar e ofertar a geoinformação gerada pela Embrapa de acordo com as diretrizes federais estabelecidas, de forma a ampliar o potencial de aplicação dessa informação na produção e difusão de conhecimento e inovação e, ainda, evitar a redundância de esforços em sua elaboração. Atualmente, a iniciativa conta com o envolvimento de dez Unidades da Embrapa. 

Alan Rodrigues dos Santos (MTb 2625 / CE)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/