18/09/14 |   Produção animal

Embrapa na Agrotecnoleite

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Evérton Weber

Evérton Weber - Preparativos no campo da Embrapa

Preparativos no campo da Embrapa

Na próxima semana, de 23 a 25/09, acontece a Agrotecno Leite 2014, com extensa programação de palestras, dinâmica de máquinas, exposição tecnológica e estações a campo no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo. Entre as instituições promotoras do evento, a Embrapa participa com quatro unidades de pesquisa: Clima Temperado (Pelotas, RS), Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Pecuária Sul (Bagé, RS) e Trigo (Passo Fundo, RS).

No campo, serão apresentadas alternativas forrageiras anuais. Entre as opções de forragens estão trigos, triticale, centeio, aveias, azevém, trevos, cevada e capim elefante. Entre os destaques estão as leguminosas forrageiras BRSURS Entrevero (trevo branco), URSBRS Posteiro (cornichão) e BRS Piquete (trevo vesiculoso), destinadas à formação de pastagens cultivadas consorciadas e para sobressemeadura em pastagens naturais na Região Sul.

Outras alternativas forrageiras de inverno são o capim elefante anão BRS Kurumi e o azevém BRS Ponteio, desenvolvidos com genética superior às demais opções disponíveis no mercado. Entre os cereais de inverno estão as cultivares de aveia BRS Centauro e BRS Madrugada, centeio BRS Serrano e BRS Progresso, trigo duplo propósito BRS Tarumã e BRS Umbu, cevada BRS Aliensa e BRS Cauê.

No estande institucional, a Embrapa vai mostrar a fossa séptica modelo, orientar para cuidados com bezerros, manejo de ordenha entre outras tecnologias ligadas diretamente à manutenção da qualidade do leite e melhoria da renda do produtor.

A Agrotecno Leite terá abertura oficial dia 22 de setembro, às 19h, com a palestra do pesquisador Paulo do Carmo Martins, Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), com o tema "Produção, demanda e visão estratégica para o Brasil no mercado de lácteos". No dia 24, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Emanuelle Gaspar, palestra às 11h sobre "Principais doenças que interferem na produtividade do rebanho leiteiro"; e às 13h30, o pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Fontaneli, fala sobre "Manejo de pastagens visando altas produtividades em vacas leiteiras". No dia 25, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Rogério Dereti, participa do painel "O caminho da qualidade do leite: da porteira ao consumidor final".

O evento é organizado por um grupo de entidades regionais e desde 2007 se destaca como o mais importante evento da cadeia do leite no Rio Grande do Sul. Informações no site www.agrotecnoleite.com.br.

Joseani M. Antunes (9693 MTb/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: 5433165860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

leiteforragem

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional