14/02/17 |   Agroecologia e produção orgânica

65 mil pessoas visitam Vitrine de Agroecologia na Coopavel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alberto Feiden

Alberto Feiden - Embrapa e parceiros demonstram mais de 50 produtos, práticas e processos

Embrapa e parceiros demonstram mais de 50 produtos, práticas e processos

30 profissionais de diferentes instituições trabalharam para atender os visitantes da Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” na edição 2017 do Show Rural Coopavel, realizado em Cascavel (PR). Este ano, a feira bateu o recorde de público, registrando a passagem de mais de 250 mil pessoas nos cinco dias do evento. Os espaços “Casa da Embrapa”, “Vitrine de Tecnologias” e “Unidade Didática Agroecológica” foram os locais em que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária dialogou com os 65 mil visitantes que vieram conhecer as tecnologias lançadas para a produção orgânica, agroecológica e integrada no campo.

“O importante aqui é a abrangência que a gente consegue alcançar. Não é fácil atingir um público tão grande. Só na quarta e quinta-feira, mais de 15 mil pessoas passaram pelo espaço”, diz o pesquisador da Embrapa Pantanal, Alberto Feiden – que ressalta a importância das parcerias para o sucesso da ação. “Estamos conseguindo trabalhar em equipe por um bem comum”. Este ano, resultados de pesquisa de 14 unidades da Embrapa e 11 instituições parceiras foram apresentados na feira. As tecnologias exibiram desde cultivares melhoradas (e adaptadas à realidade brasileira) até possibilidades para melhor aproveitar os espaços rurais e aprimorar a produção, como o uso de aplicativos para celular.

A área

Com 2.600 m², a Vitrine Tecnológica de Agroecologia teve início com o plantio de soja no sistema orgânico feito pela Embrapa. 13 anos depois, a manutenção da área é feita por meio de parcerias firmadas entre IAPAR, CPRA, ITAIPU, COOPAVEL, EMATER, BIOLABORE, CAPA, GEBANA, ADEOP, UNIOESTE E UFPR. A Vitrine exibe propostas que integram processos produtivos nas propriedades rurais, reunindo alternativas agroecológicas para plantios, consórcios, produção animal, manejo de pragas, sistemas agroflorestais, bioconstruções e sustentabilidade. “É o princípio básico da agroecologia: integração de práticas para evitar o uso de produtos químicos no sistema”, diz Feiden.

Entre as soluções tecnológicas expostas, o pesquisador ressalta as variedades de banana (resistentes a doenças), framboesa, amora e mandioca da Embrapa. Quem visitou o espaço também pôde ver uma barraca de feira construída com bambu, sistemas de irrigação e um modelo de secador solar produzidos com materiais recicláveis, técnicas para complementar a alimentação animal durante a seca e o plantio de espécies alimentícias não convencionais, como o ararutão, cará e hibisco. Os pesquisadores e técnicos também dialogaram com o público sobre a produção de caldas agroecológicas e armadilhas para controlar pragas.

As soluções da Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” são apresentadas em uma cartilha de tecnologias. Confira a de 2017


Mais informações em www.embrapa.br/showrural

 

Nicoli Dichoff (Mtb 3252/SC)
Embrapa Pantanal

Telefone: + 55 (67) 3234-5957

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

showrural2017