02/10/14 |   Transferência de Tecnologia

Dia de campo aborda dificuldades e benefícios de ILPF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Dia de Campo na Fazenda Maravilha

Dia de Campo na Fazenda Maravilha

A Embrapa Soja promove um dia de campo sobre Integração, Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF), no dia 3 de outubro, das 13h30 às 16h30, na fazenda Maravilha, em Londrina (PR) para 150 alunos de agronomia, da Universidade Estadual de Maringá.

O dia de campo será realizado em uma unidade de referência tecnológica, instalada em 22 hectares, na fazenda experimental da Embrapa, que reúne grãos (soja, milho, trigo), eucalipto e gado para pecuária de corte.

O objetivo do experimento, instalado em 2010, é gerar conhecimentos sobre o sistema de ILPF e também facilitar a transferência de tecnologias sobre o sistema para técnicos e produtores. Nos três primeiros anos, foram cultivados grãos, entre quatro linhas de eucalipto. A partir de 2013, os grãos foram substituídos por gramíneas para serem utilizados para a pecuária de corte. "Somente daqui a cinco anos iremos cortar as árvores e teremos os dados conclusivos desse experimento, mas já temos resultados preliminares sobre o crescimento das árvores em termos de altura e de diâmetro, produtividade de grãos e benefícios ambientais e econômicos para as propriedades", explica o pesquisador Alvadi Balbinot.

Para os pesquisadores a maior dificuldade observada na instalação do experimento é reunir conhecimento de várias áreas como agricultura, pecuária e floresta. "É um sistema mais complexo do que simplesmente fazer pecuária ou agricultura exclusiva, porque o ILPF demanda um conhecimento multidisciplinar", explica o pesquisador Julio Franchini, da Embrapa Soja. "Apesar dessas dificuldades, já sabemos que o sistema apresenta ganhos ao manejo do solo com manutenção de renda aos produtores", explica. Programação das estações:       

Estação 1: Instalação e condução do sistema Integração, Lavoura, Pecuária e Florestas

Julio Franchini, pesquisador da Embrapa Soja

Estação 2: Resultados de produção de grãos e madeira em sistema Integração, Lavoura, Pecuária e Florestas

Alvadi Balbinot, pesquisador da Embrapa Soja

Estação 3: Usos múltiplos de madeira

Fernando Martin, extensionista da Emater-PR

Serviço:

Dia de Campo sobre ILPF

Data: 3 de outubro

Horário: 13h30 às 16h30

Local: Fazenda Maravilha (confira no mapa como chegar)

Lebna Landgraf ((MTb2903-PR))
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 33716061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/