06/10/14 |   Agroecologia e produção orgânica

Embrapa leva aos estudantes a popularização da Ciência

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação SNTC 2014

Divulgação SNTC 2014 - SNTC 2014 tem como tema

SNTC 2014 tem como tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social".

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), promove a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014). A edição deste ano acontece no mês de outubro, com a abordagem do tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social". 
 
Como parte da SNTC 2014, a Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados-MS, realizará suas atividades focadas nas Escolas públicas estaduais e municipais e particulares. Serão atendidos cerca de 230 alunos no período matutino pela equipe da Unidade com ações voltadas ao conhecimento sobre ciência, focadas na pesquisa, Inovação e impactos sociais. 
 
A programação da SNCT 2014 tem como objetivo levar conhecimentos sobre a pesquisa agropecuária brasileira aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, e a sociedade visando estimular o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para a popularização da pesquisa e fazendo a conexão entre o dia-a-dia de cada cidadão e como a ciência esta presente na vida da população brasileira.
 
"Acreditamos que seja uma excelente oportunidade para os alunos ampliarem seu repertório de conhecimento. Vamos apresentar aos visitantes informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa, reforçando a importância da pesquisa para o desenvolvimento social", explica o Chefe da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus.
 
Além das atividades com os estudantes, outras atividades foram desenvolvidas para a SNTC 2014. Dentre elas, a participação em 21 de setembro, do Dia Mundial de Limpeza de rios e praias, realizado em parceria com a Justiça Federal, e contou com a palestra do pesquisador Rômulo Penna Scorza Junior.
 
Outras ações - A Unidade também realizou duas palestras na Câmara Municipal de Nova Andradina, no dia 23 de setembro, com presença dos pesquisadores Milton Parron Padovan e Michely Tomazi. No mesmo dia, os alunos do IFMS Ponta Porã participaram de cursos de iLPF, intitulados "Conceituação, Importância Econômica e Ambiental dos Sistemas Agrossilvipastoris (ILPF)" e "Agropecuária de Mato Grosso do Sul e Sistemas integrados de produção - ILP e ILPF", ministrados pelos pesquisadores Júlio Salton e Eny Duboc.
 
No dia 24 de setembro, foi realizado na Unidade em Dourados, o Dia de Campo "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social e a Sustentabilidade na Agropecuária", que contou com a presença dos estudantes do IFMS de Nova Andradina.
 
Capacitação de professores - Como fechamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), cerca de 25 biólogos e professores de ciências, vinculados a Secretaria Municipal de Educação de Dourados (Semed), também vão participar das atividades planejadas.
 
Esses profissionais participam do Curso de Formação Continuada, denominado: "Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências", ministrado pela professora da Semed, Leila Tatiana. No dia 23 de outubro, eles serão atendidos por pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste com o objetivo de conhecer de perto as principais pesquisas desenvolvidas pela instituição e aumentar o seu conhecimento sobre ciência, pesquisa e inovação.

Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-6884

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/