07/03/17 |   Transferência de Tecnologia

Pesquisadores africanos visitam unidades do Sisteminha no Piauí e Maranhão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Geraldo Magela

Geraldo Magela - Pesquisadores africanos provam acerola em unidade do Sisteminha

Pesquisadores africanos provam acerola em unidade do Sisteminha

Pesquisadores de Uganda e Etiópia, no continente africano, visitaram unidades do Sisteminha Embrapa no Piauí e Maranhão, no período de 19 a 24 de fevereiro. Eles são membros da equipe do projeto Poverty alleviation and food security in Africa through the implementation of small-scale technologies in integrated crop-livestock systems (Segurança alimentar e diminuição da pobreza na África por meio da implementação de tecnologias de pequena escala em sistemas de integração lavoura-pecuária).

Os professores Charles Mutumba do National Agricultural Research Organisation (Uganda) e Yisehak Redda, da Mekelle University (Etiópia), vieram ao Brasil para participar do Fórum Anual do M-BoSs 2017, realizado em Brasília (DF), de 13 a 17 de fevereiro. O evento reuniu representantes africanos e brasileiros de cada projeto e os principais pesquisadores de cada equipe.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Geraldo Magela  Côrtes Carvalho, os pesquisadores africanos aproveitaram a vinda ao Brasil para realizarem a primeira atividade do projeto, ou seja, conhecer o Sisteminha em funcionamento. A primeira visita do grupo foi a uma unidade do Sisteminha instalada no entorno de Brasília, em uma instituição para dependentes químicas.

No Piauí, o grupo visitou o Centro de Produção e Reprodução de Alevinos, em Parnaíba; uma unidade familiar em Esperantina e outra no Distrito de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos (Ditalpi). No Maranhão, os pesquisadores visitaram uma unidade instalada em uma Escola Família Agrícola. “Eles conheceram unidades do Sisteminha com as mais diversas composições de animais e plantas e também unidades familiares e em instituições. Foi importante para conhecerem as diversas possibilidades de funcionamento do sistema”, explica Magela.

Charles Mutumba ressaltou a importância da visita. “Estou muito entusiasmado com o projeto inteiro. Estou certo de que iremos alcançar as metas e realizar um trabalho excelente”, relata em mensagem enviada a Magela.

Na Embrapa Meio-Norte, participam do projeto, além de Geraldo Magela, os pesquisadores Carlos César Nogueira, Adriana Araújo, Janaína Kimpara, Oscar Lustosa, Luiz Carlos Guilherme e o analista Marcos Jacob de Oliveira Almeida.

Sobre o M-BoSs - É uma iniciativa internacional apoiada por diversos parceiros, com destaque para a Fundação Bill & Melinda Gates, o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) e o Fórum para Pesquisa Agrícola na África (FARA), que se destina a fortalecer e aprofundar a cooperação entre instituições africanas e brasileiras, fortalecendo nossa presença internacional naquele continente por meio de projetos de pesquisa com foco em desenvolvimento.

O M-BoSs nasceu da expectativa de que os bons resultados obtidos nos projetos financiados pela Plataforma de Inovação Agropecuária (Agricultural Innovation Marketplace ou MKTPlace) pudessem ser ajustados, adaptados e disseminados em larga escala, criando meios para ampliar o impacto da inovação em agropecuária na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos agricultores.

 

Eugênia Ribeiro (MTb 1091/PI)
Embrapa Meio-Norte

Telefone: 86 - 3198-0641

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

africainternacionalenglishm-bossmktplace