10/10/14 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Lafayette Sobral recebe título de 'Agrônomo do Ano' em SE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Roque de Jesus

Roque de Jesus - Pesquisador recebe prêmio do secretário de Agricultura, Francisco Dantas

Pesquisador recebe prêmio do secretário de Agricultura, Francisco Dantas

O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Lafayette Franco Sobral, um dos mais experientes especialistas em fertilidade do solo e nutrição de plantas no Brasil, recebeu nesta quinta-feira (9), da Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Sergipe (AEASE), o título de ‘Engenheiro-Agrônomo do Ano'.

A cerimônia de entrega aconteceu na sede da Associação, marcando as comemorações do dia do Engenheiro-Agrônomo, celebrado em 12 de outubro. Além de familiares, amigos e colegas de trabalho, o evento contou a palestra do advogado Cézar Britto, ex-presidente da OAB nacional, abordando o tema do direito ao trabalho no Brasil, como foco nas lutas e conquistas.

Para o presidente da Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Sergipe (AEASE), Naum de Araújo, o título é uma maneira de valorizar a vida profissional dos engenheiros-agrônomos do estado de Sergipe. Para tanto, foi criada uma comissão para analisar os currículos e indicar aquele que se destacou em toda sua trajetória profissional. "Gostaríamos de fazer algo diferente para os mais de 850 profissionais dessa área do nosso estado. E assim, criamos uma comissão que faz uma análise, um estudo, não de um ano, mas de toda uma vida profissional", ressalta.

Araújo explica que o título não é concedido somente àqueles associados, mas a qualquer engenheiro-agrônomo que tenha relevantes serviços prestados à sociedade em sua área, além de uma carreira com conjunto de trabalhos valiosos e conduta ilibada no exercício da profissão.

Na oportunidade, o presidente da AEASE deixou uma palavra para os profissionais mais novos. "A mensagem que deixo é que essa casa tem 64 anos de luta. Tem uma história em Sergipe. Dessa casa já saíram vários colegas secretários de Agricultura e dirigentes de órgãos, e a gente continua lutando para valorizar o engenheiro-agrônomo", enfatiza.

Reconhecimento
O chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manuel Moacir Costa Macedo, prestigiou o pesquisador Lafayette Sobral e falou da sua experiência e importância para os resultados de pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros. "Esse título representa muito para a Unidade. Estamos muito orgulhosos por essa premiação. Toda premiação que é feita pelos seus pares é motivo de muita satisfação . Além do mais, Lafayette tem uma contribuição ímpar como pesquisador da área de fertilidade dos solos. Tem um currículo invejável, publicações de grande vulto, estudantes orientados, a criação de um software livre que está disponível para o mundo inteiro para cultura como citros e coco. Realmente, é motivo de orgulho para todos nós", comemora.  

Macedo considerou a iniciativa uma forma de mostrar, principalmente aos mais novos, que a capacidade científica requer dedicação. "Lafayette tem 40 anos de trabalho, e o reconhecimento no ambiente que a gente participa não é algo simples, é muito competitivo. Essa indicação não depende de pressões familiares, políticas, pessoais. Requer trabalho, dedicação, estar presente na comunidade, escrevendo, publicando, orientando, e Lafayette fez tudo isso. Além disso, deu sua contribuição como gestor. Enquanto chefe, colocou a Unidade dentro das metas da Embrapa entre as mais produtivas do país. Então, é extremamente justa a homenagem que estão lhe prestando", destaca.

Para o pesquisador, ser agraciado com o título 'Engenheiro-Agrônomo do Ano' representa a valorização que a Embrapa proporciona aos seus empregados. "Eu cheguei ao título por causa da Embrapa, a estrutura da Embrapa, aos técnicos de campo e de laboratório. Sem eles eu jamais poderia chegar aonde cheguei. Então, esse título não é só meu, é de todos que contribuíram para que eu chegasse até aqui", comemora.

Contribuição
Em quatro décadas dedicadas à pesquisa agropecuária, o pesquisador destaca principalmente a elaboração da publicação sobre recomendações para o uso de corretivo de fertilizantes para o estado de Sergipe, um trabalho conjunto entre ITPS, Universidade e Emdagro, e o FertOnline, um software livre de recomendação de coco, laranja e milho. "Considero que esses dois alcances foram muito importantes, em termos de entrega pra sociedade, de retornar à sociedade por tudo que ela me pagou por todo esse tempo", acrescenta.

Sobral ressalta que o novo momento da agropecuária brasileira requer maior dedicação dos profissionais mais jovens. "A agropecuária tem mudado muito. Ela vai exigir cada vez mais conhecimentos básicos de química, física, e nós vamos para os limites. Os incrementos de produtividade vão ser pequenos, a fase de grande produtividade acabou. Hoje temos que lutar por 500 quilos por hectare. Isso é muito difícil. Então, o conselho que dou aos mais jovens é que se preparem, tenham uma boa base nas matérias como matemática, química, física e daí você pode realmente contribuir, porque o sistema mudou. A iniciativa privada é muito ágil e as pessoas que querem acompanhar têm de realmente se preparar", aconselha.

O pesquisador compartilha essa conquista com a Embrapa e toda a equipe que o acompanhou nessa trajetória. "Hoje estou aqui porque a Embrapa deu toda as condições - mestrado, doutorado e depois dois treinamentos adicionais nos EUA - e eu tive na retaguarda uma equipe que me ajudou, de técnicos agrícolas, pessoal de laboratório. Então, eu não estou aqui porque fiz sozinho. Estou aqui porque represento uma equipe", comemora.

Currículo
Lafayette Sobral tem 40 anos de experiência em fertilidade do solo, atuando principalmente com avaliação da fertilidade do solo, métodos de análise de solo, análise foliar e nutrição e adubação do coqueiro e da laranjeira. Graduou-se em agronomia pela Universidade Federal da Bahia em 1971, e em 72 ingressou como pesquisador no Ministério da Agricultura. Em 74, integrou a equipe da recém criada Embrapa, onde tem atuado até hoje.

Em 1975 obteve mestrado em solos e nutrição de plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), e na década de 80 se tornou doutor em ciências do solo pela Texas A M University, nos Estados Unidos. Nas décadas seguintes, complementou sua formação com pós-doutorado em fertilidade do solo na North Carolina State University – em 1996 e 2004.

O pesquisador exerceu duas vezes o mandato de chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, de 1990 a 1995 e de 1999 a 2004, quando elevou a Unidade para 8º lugar entre as mais de 40 na avaliação corporativa da Embrapa.

Entre suas produções científicas mais relevantes, destacam-se a atuação como editor do livro ‘Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes no Estado de Sergipe' e o desenvolvimento do FertOnline, software aberto de uso gratuito para recomendações de fertilizantes para as culturas do coqueiro, laranja e milho com base em análises de solo e folha.

Sobral tem contribuído significativamente para a disseminação do conhecimento, publicando artigos, comunicados técnicos, realizando cursos e dias de campo com agricultores e extensionistas. Ele orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado, inclusive de outros colegas pesquisadores mais novos, como Joézio dos Anjos, que atua na mesma Unidade.

Para ver a galeria de fotos completa na rede social Flickr, clique aqui.

Colaborou Sayonara Marinho

Saulo Coelho (MTB/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: 79 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

pesquisapremioaeaseagronomo