06/04/17 |   Agricultura familiar  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Recursos naturais

Oficina de educação ambiental é oferecida com o uso e conservação de butiazais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Seminário Técnico da Rota dos Butiazais, feito em 2016, mostrou a potencialidade do artesanato com os subprodutos dos butiazais como forma de agregação de renda ao pequeno produtor.

Seminário Técnico da Rota dos Butiazais, feito em 2016, mostrou a potencialidade do artesanato com os subprodutos dos butiazais como forma de agregação de renda ao pequeno produtor.

 


    Tem início nesta quinta-feira, dia 6, a 11ª Festa do Butiá, no Parque de Exposições Olmiro Callai, em Giruá/RS. A Embrapa Clima Temperado, uma das parceiras da iniciativa, estará presente com um estande levando materiais informativos para valorizar a biodiversidade nativa do Rio Grande do Sul. Entre as atividades promovidas pela Unidade está marcada a oficina de educação ambiental "Amamos Butiá", prevista para esta sexta-feira, dia 7, das 9h às 12h.


    A Festa, que se estende até domingo, dia 9, busca estimular o consumo da fruta, gerando renda para famílias do município. De acordo com a Prefeitura Municipal de Giruá, são esperados mais de cem expositores de artesanatos e alimentos que têm como matéria-prima o butiazeiro.

 

O trabalho da pesquisa com butiás

 

    Uma das pesquisas da Embrapa se detém na adoção de estratégias de manejo conservativo, visando  fomentar a conservação in situ de Butia odorata. O butiazal foi integrado com os sistemas produtivos da região com a pecuária de corte na Fazenda São Miguel, em Tapes, RS. As estratégias de manejo favoreceram a regeneração do butiazal. 


    Associado a esta atividade está o aspecto turístico-cultural com a presença dos butiazais. "A partir do grande interesse despertado na sociedade pelos resultados da pesquisa com os ecossistemas de butiazais, o Ministério do Meio Ambiente apoiou o projeto da Rota dos Butiazais. Este projeto dá continuidade às atividades de pesquisa desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado", contou a pesquisadora Rosa Lia Barbieri.


     A Rota, oficializada em 2015, congrega artesãos, extrativistas, agricultores, pecuaristas, empresários, chefes de cozinha, gestores públicos, professores, estudantes e consumidores  para a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas de butiazais. E o município de Giruá,RS faz parte da Rota, sendo considerado importante localidade que acolhe a Festa do Butiá, um canal de valorização da cultura e história local, do passado e do presente do município, no qual o butiazeiro faz parte da raiz etimológica do  seu próprio nome "Giruá". 

     
    

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/