27/04/17 |   Melhoramento genético

Trigos da Embrapa estão entre os mais produtivos no Sul do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Pedro Scheeren

Pedro Scheeren - BRS Reponte apresentou o melhor rendimento entre 29 cultivares de trigo avaliadas

BRS Reponte apresentou o melhor rendimento entre 29 cultivares de trigo avaliadas

Acaba de ser concluído o Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo 2016, o documento foi organizado pelos principais obtentores do País com o objetivo de avaliar o desempenho das cultivares de trigo indicadas para o RS em diferentes regiões produtivas. A cultivar da Embrapa BRS Reponte atingiu a melhor média de rendimentos nos ensaios comparando 29 cultivares de trigo que estão no mercado.

O Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo é um conjunto de experimentos conduzidos anualmente em vários locais no RS, SC e PR. A base dos experimentos envolve cultivares de trigo tanto de obtentores públicos quanto privados, desde que indicadas pela pesquisa para cultivo comercial no estado do Rio Grande do Sul. “Os resultados servem como subsídio para assistência técnica na indicação de opções para o produtor, além de orientar pesquisadores avaliando a resposta dos materiais na interação entre genótipo e ambiente”, explica o pesquisador Ricardo Lima de Castro.

Em 2016, foram avaliadas 29 cultivares em 18 locais, com ensaios conduzidos pelas seguintes instituições: OR Sementes, Limagrain, Coodetec, Embrapa, IFRS, Fepagro, Unijui, UFRGS, Biotrigo, Setrem, Epagri e Fapa. O documento final será apresentado na XI Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (25 a 27 de julho de 2017, em Cascavel/PR).

Destaques no rendimento

A cultivar da Embrapa Trigo BRS Reponte apresentou o melhor desempenho na média geral de rendimentos, com 6.136 kg/ha (102 sacos por hectare). Logo abaixo, com 100 sc/ha, estão Quartzo, ORS Vintecinco e TBIO Itaipu. BRS Reponte também alcançou os maiores rendimentos em grande parte do RS e SC, ocupando a terceira posição nas regiões com temperaturas mais altas, como norte e centro-oeste do PR e noroeste do RS e SC, onde a média foi de 93 sc/ha.

As cultivares da Embrapa BRS Marcante, BRS Parrudo e BRS 327 contabilizaram médias próximas a 90 sc/ha. “O ensaio pode ajudar o produtor a avaliar a melhor opção para a sua região”, observa o pesquisador Eduardo Caierão.


Confira no mapa interativo a média de rendimentos (kg/ha) das cultivares em cada local:

 

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Telefone: +55 54 3316-5860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

trigoensaio-estadual-de-cultivares

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional