24/04/17 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa apresentará diversos temas na Agrotins 2017

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Jefferson Christofoletti

Jefferson Christofoletti - A Embrapa também apresentou, em 2016, tecnologias no campo

A Embrapa também apresentou, em 2016, tecnologias no campo

Entre 9 e 13 de maio, Palmas sediará a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária, a Agrotins 2017. A Embrapa é uma das instituições que estarão presentes mostrando novidades no Centro Agrotecnológico de Palmas, que é o local do evento e fica na TO 050, saída para Porto Nacional. Diversas unidades da empresa farão demonstrações e divulgarão tecnologias e produtos. A participação será em campo e em locais fechados, como estande e auditórios.

No campo, haverá dois caminhos tecnológicos sustentáveis, um sobre pecuária e outro sobre agricultura. No primeiro, serão três estações temáticas: Cultivares de Forrageiras da Embrapa; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Conceitos e Aplicações; e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: como implantar na minha propriedade? Já no caminho da agricultura, as estações serão sobre cultivares de arroz e feijão, o projeto ManiRede: Tecnologias para Produção de Mandioca,Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sisteminha Embrapa. Além dos caminhos tecnológicos, haverá um túnel da piscicultura, estrutura em que os visitantes poderão conhecer tecnologias relacionadas a reprodução, alevinagem, recria, engorda e processamento.

Tanto os caminhos como o túnel estarão disponíveis para visitação entre os dias 10 (quarta-feira) e 12 (sexta) na parte da manhã, das 8h às 12h. Também no campo, nas tardes (das 14h às 18h) dos dias 10 a 12 e na manhã (das 8h às 12h) do dia 13, sábado, haverá atendimento a produtores e a demais interessados. A área onde ocorrerão essas atividades fica logo depois da Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), dentro do Centro Agrotecnológico de Palmas.

Palestras e oficinas – A Embrapa oferecerá também palestras e oficinas sobre diferentes temas. No estande da empresa, próximo à área onde ocorrerão as atividades de campo, haverá três palestras. A primeira, na quinta-feira (11), é com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Rodrigo Veras, que vai falar sobre enfezamento do milho das 14h às 15h. Os enfezamentos do milho são doenças causadas por microrganismos que são transmitidos pela cigarrinha Dalbulus maidis. Esse inseto só se alimenta e se reproduz em plantas de milho.  No mesmo dia, haverá outra palestra, das 15h às 17h - Agritempo: Versões Web e Mobile,do pesquisador Ariovaldo Luchiari, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), 

Haverá ainda palestras de profissionais da Embrapa em outros locais da Agrotins 2017. No auditório da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), serão duas. Uma sobre Rotulagem de Alimentos, na quarta-feira (10), das 8h:30 às 11h:30, com Roberto Machado, analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ). Na quinta e sexta-feira (11 e 12 de maio), Machado vai apresentar o tema Manual de Boas Práticas e Procedimento Operacional Padrão, também das 8h:30 às 11h:30.

No Pavilhão Central da feira, o pesquisador Leovegildo Lopes de Matos, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), vai abordar três temas. No dia 11, das 11h às 11h50, será apresentado o Uso do Kit Embrapa de Ordenha Manual. Logo depois, entre 15h e 15h:50, o assunto será Produção de Leite a Pasto. Na sequência, das 16h às 16h:50, o pesquisador vai abordar Alimentação e Manejo de Bezerras e Novilhos. Todas as palestras serão no Auditório 2 do Pavihão Central da Agrotins.

Já no Pavilhão da Pesca e Aquicultura, haverá a apresentação do tema A Pesca Artesanal no Rio Araguaia-TO: Lições Aprendidas pela Pesquisa, das 11h às 11h:30 de 12 de maio, com o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), Adriano Prysthon.

A Embrapa oferecerá, ainda, duas oficinas. A primeira será sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e terá duas edições - nos dias 11 e 12, sempre das 13h30 às 17h30, no auditório da Seagro. As responsáveis são Caroline Pires, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Hellen Kato, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura. Na Unitins, acontecerá oficina sobre o Planeja - sistema de suporte ao planejamento agrícola municipal. Será nos dias 09 (das 8h às 18h) e 10 de maio (entre 8h e 12h), com o pesquisador Fernando Maximo, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). Essa oficina é voltada especificamente para agentes municipais, como prefeitos, secretários de agricultura e profissionais da área.

Os interessados nas atividades marcadas para o auditório da Seagro precisam, previamente, entrar em contato com a secretaria para se inscrever. As demais atividades não necessitam de inscrição prévia.

Outras Unidades – Além das apresentações em campo e no formato de palestras e oficinas, a Embrapa vai exibir tecnologias e produtos em sua área de exposição institucional, dentro do estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, 11 unidades da empresa estarão presentes na Agrotins 2017, participando de diferentes maneiras. Além das Embrapas Pesca e Aquicultura, Informática Agropecuária, Gado de Leite, Milho e Sorgo e Agroindústria de Alimentos, participarão Produtos e Mercado, escritório de Imperatriz-MA, Florestas (Colombo-PR), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Hortaliças (Brasília-DF), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE). Haverá também venda de publicações da empresa através da Associação de Empregados da Embrapa Pesca e Aquicultura (Aeepa).

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Telefone: (63) 3229-7836

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agrotins