02/05/17 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Embrapa inaugura canal on-line de rádio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Mais um canal de comunicação com a sociedade é lançado no momento em que a Empresa comemora seus 44 anos. É a Rádio Embrapa ProsaWeb, fruto da parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e mantida em conjunto com os ministérios da Educação, da Cultura, da Saúde e da Defesa. Ao inaugurar a Rádio Embrapa Prosa Web, a Empresa é a primeira instituição a utilizar a plataforma de rádio disponibilizada pela RNP para a veiculação de conteúdos em áudio.

Sob a coordenação da Embrapa Informação Tecnológica, a programação da Rádio Embrapa ProsaWeb será mantida 24 horas no ar, veiculando conteúdos sobre tecnologias e serviços validados pela pesquisa agropecuária com maior dinamismo e interatividade. Neste primeiro momento, o canal terá sua programação alimentada em quase sua totalidade com a reedição dos programas Prosa Rural, selecionados e trabalhados para atender a um público novo e diversificado.

As negociações entre a RNP, a Embrapa Informação Tecnológica e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), gestor do contrato entre a Embrapa e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, para a criação desta parceria tiveram início há mais de um ano. Para a gerente-geral da Unidade, Selma Beltrão, “este é um desafio em que estamos apostando, por entender a capilaridade que o canal permite em termos de divulgação do conhecimento gerado pela pesquisa, assim como das expressões culturais das regiões brasileiras e de outras informações que contribuam para melhorar a produção e a qualidade dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros, e temos também outras possibilidades de produção para a web, como um Canal de TV, por exemplo, que já está em negociação”.

Na declaração que gravou para apresentar a Rádio ProsaWeb durante a cerimônia de aniversário da Embrapa, que pode ser ouvida na íntegra,  o presidente da Empresa, Maurício Lopes, destacou o diferencial da web como veículo de comunicação com a população: “Com esse canal nós vamos aumentar sensivelmente o nosso relacionamento com a sociedade disponibilizando 24 horas por dia conteúdos na web. Esse canal nos dá mais dinamismo, mais interatividade”.

A importância de ter mais espaços de intercâmbio com a sociedade foi destacada pelo diretor de Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf. Para ele, poder promover essa troca com a sociedade é construir soluções em conjunto, principalmente para essa grande cadeia que forma a rede mundial de produção de alimentos no Brasil e no mundo. Confira a fala do diretor.

Na programação, o ProsaWeb manterá também playlists temáticas, quadros de receitas, spots de campanhas produzidas pela Embrapa e parceiros, dicas  e inovações com foco na produção agrícola, na sustentabilidade e na cidadania. Além disso, o canal pretende ser um espaço para a participação de pesquisadores, técnicos, gestores e outros convidados que queiram divulgar seu trabalho e instigar discussões em torno de temas atuais e de interesse do público da web.

A RNP
Pioneira, em 1992, como rede nacional de acesso à internet para instituições públicas no Brasil, a RNP tem como principal incumbência promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, criando serviços e projetos inovadores e qualificando profissionais. Possui 27 pontos de presença em todo o País que, interconectados, formam a rede acadêmica nacional (rede Ipê). Essa rede é integrada pelas principais instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação do Brasil, abrangendo principalmente universidades, institutos federais, unidades de pesquisa, hospitais de ensino e museus. Saiba mais sobre a RNP.

Maria Luiza Brochado (DRT 763/DF)
Embrapa Informação Tecnológica

Telefone: (61) 3448 2479

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/