29/10/14 |   Recursos naturais

Pagamento por serviços ambientais em recursos hídricos será discutido no Rio de Janeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Embrapa Solos

Arquivo Embrapa Solos - Recursos hídricos ainda carecem de diretrizes mais claras nos PSA

Recursos hídricos ainda carecem de diretrizes mais claras nos PSA

Workshop nos dias 11 e 12 de novembro, na Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), vai debater as metodologias de apoio aos programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) hídricos no Brasil.

"Neste evento vamos reunir tomadores de decisão e pesquisadores para apresentação de suas experiências, promovendo uma discussão sobre os pontos relevantes e desafios às metodologias de apoio aos PSA Hídricos", explica a pesquisadora da Embrapa Solos Rachel Bardy Prado.  Os principais tópicos abordados serão a seleção de áreas prioritárias, o monitoramento de PSA e a integração entre as bases de dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Embrapa.

O grupo pretende subsidiar políticas públicas com a edição de um manual de diretrizes relacionado ao PSA que deve estar pronto em 2015.

Alguns programas de destaque na área como o Bolsa Verde e o Conservador das Águas (MG), o Águas e Florestas (RJ) e o Projeto Oásis serão apresentados. Além da ANA, The Nature Conservancy, Secretaria de Meio Ambiente (MG), Fundação Boticário, CENA-USP,  e Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ) estarão entre as instituições representadas no workshop, além de representantes de outros centros de pesquisa da Embrapa.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

psapagamento-por-servicos-ambientaisaguarecursos-hidricos