30/07/13 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Insumos agropecuários para uso em sistema orgânico de produção de hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Julho/2013 - 5ª semana - Região Norte e Região Centro-Oeste/Sudeste

Os insumos agropecuários para uso em sistema orgânico de produção de hortaliças apresentam inúmeras vantagens quando comparados aos insumos minerais solúveis - popularmente conhecidos como "químicos". Além de mais baratos, esses insumos são ambientalmente corretos, uma vez que reciclam resíduos, e contribuem para a melhor estruturação do solo ao ampliar a capacidade de retenção de água.

Pensando nesses benefícios, a Embrapa Hortaliças desenvolveu o biofertilizante Hortbio®, o substrato Ferthorta® e o adubo do tipo bokashi Granofert®. O biofertilizante é elaborado a partir de resíduos orgânicos e tem rápido preparo (cerca de 10 dias). Rico em nutrientes, principalmente em nitrogênio, mostrou-se um excelente adubo na produção de mudas já que esta substância favorece o desenvolvimento da parte aérea da planta. O substrato, à base de fibra de coco verde, também tem sua utilização destinada à produção de mudas de hortaliças. Já o adubo orgânico Granofert® tem um custo menor em relação ao bokashi tradicional, já que é feito exclusivamente de farelos.

No Prosa Rural desta semana, o produtor vai saber como devem ser utilizados esses tipos de insumos agropecuários, em que quantidade e momento do plantio, qual o custo/benefício e os diferencias em relação aos insumos químicos. Ainda vai aprender as receitas para preparar cada insumo por conta própria para uso em sua propriedade.

Saiba mais sobre insumos agropecuários para uso em sistema orgânico de produção de hortaliças ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Paula Rodrigues
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2013

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Prática agropecuária: Prática para manejo da adubação e fertilidade do solo
Processo: Processo para produção de fertilizante, corretivo, remineralizador, substrato e meio de cultivo