04/12/14 |   Recursos naturais

Revegetação de área da Mata Atlântica é tema de livro que será lançado nesta sexta-feira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Solo, 5 de dezembro, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) lançará, às 14 horas, o livro Monitoramento da revegetação do Comperj – etapa inicial, com conteúdo desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, da Embrapa Florestas e da própria Embrapa Solos, além da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A obra, organizada a partir das experiências iniciais de pesquisadores e profissionais na implantação do corredor ecológico do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), tem como editoras técnicas as pesquisadoras da Embrapa Rachel Bardy Prado, Elaine Cristina Fidalgo e Annete Bonnet.
 
O conteúdo apresenta um retrato do entorno da região em que está sendo implantado o Comperj, uma área de 2 milhões de metros quadrados onde está sendo criada uma reserva verde capaz de recompor a vegetação nativa. "Trata-se de um marco inicial de como se encontrava a área antes do reflorestamento", aponta o pesquisador Alexander Resende, coordenador geral do projeto Corredor Ecológico Comperj. A publicação, portanto, apresenta os resultados da pesquisa interdisciplinar realizada entre 2009 e 2011 referente ao marco zero, antes da revegetação.
 
Liderado pela Embrapa Agrobiologia, o projeto em questão tem como objetivo restabelecer o local em que o Comperj está instalado, no município de Itaboraí/RJ, a partir da revegetação da área interna e monitoramento das funcionalidades e dos serviços ambientais. As ações também envolvem atividades de produção de mudas, sugestão de modelos para implantação de corredores ecológicos, exposição de vitrines tecnológicas e unidades experimentais e realização de cursos de capacitação e de educação ambiental.
 
O livro é resultante de mais de cem excursões em campo de uma equipe de mais de 60 pesquisadores. "Espera-se, com isso, possibilitar aos especialistas o entendimento de como seu objeto de estudo influencia e é influenciado pela mudança ambiental proveniente da transformação de pastagens pouco produtivas em floresta nativa, avaliando o impacto de ações de reflorestamento com espécies da Mata Atlântica sobre indicadores físicos, químicos e biológicos do solo, da água, da flora e da fauna", ressalta o pesquisador.
 
Serviço
Lançamento do livro "Monitoramento da Revegetação do Comperj" (332 páginas).
Data: 05/12, às 14h
Local: Embrapa Solos - Rua Jardim Botânico, 1024 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro-RJ
 

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

recuperacao-de-areas-degradadasmata-atlanticarad