01/12/11 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Reciclagem de resíduos orgânicos para a produção de húmus de minhoca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezembro/2011 - 1ª semana - Todas as Regiões

O húmus de minhoca é considerado um excelente insumo para a melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo e promover maior disponibilidade de nutrientes e reguladores de crescimento para as plantas. O Prosa Rural desta semana entrevista o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), Joézio Luiz dos Anjos, que fala sobre a reciclagem de resíduos orgânicos para a produção de húmus de minhoca.

"As minhocas são reconhecidas por agricultores, pesquisadores e extensionistas como indicadoras de solo de boa qualidade. Dentro de seu estômago, há uma grande movimentação de milhares de microorganismos benéficos que transformam os resíduos orgânicos em adubo de alta qualidade, cheios de substâncias ricas em hormônios de crescimento e nutrientes para as plantas", destaca. Ele explica que, após essa transformação, cerca de 60% do material orgânico é devolvido gratuitamente ao solo na forma de húmus.

Durante sua participação no programa, o pesquisador fala sobre a importância do uso do húmus de minhoca na agricultura tecendo comparações com os compostos orgânicos e adubos químicos. Fala sobre outras possibilidades além da produção e uso do húmus nas propriedades rurais, a exemplo da  comercialização do húmus para uso em floricultura, jardinagem e paisagismo e produção de mudas.

Também pode-se afirmar que a reciclagem de resíduos orgânicos para a produção de húmus de minhoca é uma boa oportunidade de negócio para os agricultores de assentamentos rurais por vários aspectos favoráveis, entre eles: pouca exigência de área e baixo custo de implantação e manutenção; grande disponibilidade de resíduos orgânicos nas áreas; e possibilidade de integração com práticas agroecológicas.

Além disso, as minhocas servem de suplemento protéico para galinhas caipiras, viabiliza produção comunitária de mudas de espécies florestais para recomposição de áreas de Reserva Legal e proteção permanente nos assentamentos, e preservação de nascentes. "Além da renda, o envolvimento com reciclagem de resíduos orgânicos estimulará a formação de jovens multiplicadores de boas práticas ambientais para os assentamentos rurais", destaca Joézio Luíz dos Anjos.

Saiba mais sobre o tema desta semana, ouvindo o Prosa Rural. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Sayonara Marinho
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1395

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011