28/06/17 |   Comunicação

Dia de Campo na TV aborda cultivo do maracujá na produção familiar acreana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Diva Gonçalves

Diva Gonçalves - Produção de maracujá BRS Gigante Amarelo em propriedade rural do município de Senador Guiomard (AC)

Produção de maracujá BRS Gigante Amarelo em propriedade rural do município de Senador Guiomard (AC)

Esta semana, o Dia de Campo na TV vai mostrar o cultivo de maracujá na agricultura familiar. Produtores do Acre encontraram nas variedades BRS Gigante Amarelo e Sol do Cerrado uma alternativa rentável para diversificar a produção. A fruta, produzida de inverno a verão, proporciona trabalho e renda no campo. O programa será veiculado nesta sexta-feira, dia 30 de junho.

Desenvolvidos por meio do programa de melhoramento genético coordenado pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), esses híbridos de maracujazeiro foram testados e recomendados para cultivo em diferentes condições de clima e solo do país. No Acre, os estudos avaliaram a produtividade, características comerciais e qualidade dos frutos e os resultados comprovaram o potencial de cultivo da fruta no estado. 

De acordo com as pesquisas, a variedade BRS Gigante Amarelo produziu 47 toneladas por hectare e a BRS Sol do Cerrado alcançou 40 toneladas por hectare, desempenho quatro vezes superior à média de produção do estado.   Além disso, os maracujás melhorados apresentam frutos maiores e melhor rendimento de polpa (45%), em relação a variedades comuns cultivadas na região.

O Dia de Campo na TV destacará a experiência de agricultores familiares do município de Senador Guiomard (AC) com as variedades de maracujá melhoradas, recomendadas pela pesquisa, e como essas tecnologias têm ajudado a melhorar a produção e a renda das famílias rurais. Um dos participantes, o produtor Francisco Felício Santiago, vem substituindo a criação de animais pelo cultivo da fruta e entrega semanalmente a produção na agroindústria da Cooperacre. “O maracujá tem mercado garantido e vejo nessas variedades uma saída para trabalhar com a cultura e permanecer na agricultura. A gente consegue produzir bem em uma área pequena, com retorno financeiro certo”, ressalta.

O pesquisador da Embrapa Acre, Romeu Andrade, também participa do programa orientando sobre práticas importantes no manejo dos cultivos como a adubação do solo, podas regulares das plantas, polinização manual e controle de pragas e doenças. “Esses cuidados são essenciais para garantir uma produção contínua de frutos, com benefícios para o produtor rural e para o mercado consumidor, e favorecem a consolidação da cultura como atividade produtiva na agricultura familiar”, afirma.

Melhoramento genético

O Brasil é líder mundial na produção de maracujá, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), com 694 (seiscentos e noventa e quatro mil) toneladas da fruta produzidas em 2015. Típica de clima quente e úmido, a fruteira é estudada pela Embrapa há mais de duas décadas. O programa também abordará aspectos das pesquisas para o melhoramento genético do maracujazeiro, trabalho indispensável para a expansão da cultura no País.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, há produtores de maracujá BRS de Norte a Sul do País, mas para essa tecnologia alcançar tamanha abrangência geográfica, o processo começa antes mesmo das cultivares serem lançadas no mercado. “O programa de melhoramento genético do maracujazeiro da Embrapa tem unidades de validação em todas as regiões brasileiras. Na etapa de comercialização do BRS GA1 (Gigante Amarelo) e BRS SC1 (Sol do Cerrado), as empresas licenciadas têm pontos de venda em diversos estados”, explica.

Como assistir 

O Dia de Campo na TV "Cultivo de maracujá para diversificar a produção familiar" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), em parceria com a Embrapa Acre (Rio Branco) e Embrapa Cerrados, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros “Agência Embrapa de Notícias”, “Sempre em Dia”, “Repórter em Campo”, “Na Mesa”, “Quem quer ser cientista”, “Minuto do Livro e Ciência” e “Tecnologia em Debate”.

Assista ao programa (horário de Brasília) pelo Canal Rural (Net/Sky), às sextas-feiras, às 9h, e pela emissora NBR (TV do Governo Federal), a partir de 19h30, ou aos sábados, pela via TV Câmara, às 7 da manhã, com reprise domingo, no mesmo horário.

Diva gonçalves (Mtb-0148/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3250

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/