19/02/15 |   Mudanças climáticas  Produção animal  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Curso forma multiplicadores para elaboração de projetos no Plano ABC

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na próxima segunda-feira (23), terá início em Brasília uma capacitação para formar multiplicadores capazes de elaborarem projetos financiados pelo Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). A capacitação é fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O acordo de cooperação foi firmado em agosto de 2014. 
 
Durante cinco dias, 35 agentes multiplicadores de vários Estados serão capacitados na elaboração de projetos e em tecnologias de baixa emissão de carbono, para atuar de forma competente na formação de analistas bancários e projetistas agropecuários. O objetivo final é ter projetos de qualidade e agilizar a liberação de recursos das linhas de crédito do Plano ABC, especialmente nos bancos ligados à Febraban e à ABDE, que contam com recursos repassados pelo BNDES. O curso será realizado na sede do sistema CNA/Senar, em Brasília (DF). 
 
De acordo com Otavio Balsadi, do Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT) da Embrapa, esses multiplicadores têm perfil técnico na área de projetos agropecuários e foram selecionados pelo Senar em vários Estados, com maior foco nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Pampa, onde a atuação dos bancos que recebem recursos do BNDES é maior. 
 
A ideia é que esse núcleo inicial de 35 multiplicadores capacite projetistas e analistas financeiros na área de elaboração de projetos de agricultura de baixa emissão de carbono, além de elaborar roteiros de projetos diferenciados para cada tipo de tecnologia e região do país. Os projetistas formulam os projetos em conjunto com os agricultores, enquanto os analistas fazem a avaliação, para concessão de crédito. 
 
O curso tem carga total de 40 horas. A Embrapa será responsável pelos conteúdos dos dias 23 e 24. Especialistas do DTT e da Embrapa Cerrados, da Embrapa Florestas e da Embrapa Suínos e Aves ministrarão palestras de atualização nas tecnologias do Plano ABC: fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas, integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto, recuperação de pastagens degradadas e tratamento de dejetos animais. A Embrapa ainda atualizará os multiplicadores em agricultura orgânica e cultivo de dendê, modalidades também financiadas pelo Plano ABC. 
 
Os dias 25, 26 e 27 serão dedicados a exercícios práticos para a elaboração de projetos, ministrados por um especialista vinculado ao Senar. 
 
A participação da Embrapa estará focada na atualização tecnológica dos multiplicadores. "É um trabalho em cadeia. Com mais projetos na área de agricultura de baixa emissão de carbono, feitos com maior qualidade, e analistas melhor preparados nos bancos, aumentará a concessão de crédito, fazendo com que as tecnologias cheguem a mais agricultores brasileiros", resume Fernando do Amaral Pereira, chefe do DTT da Embrapa. 
 
ABC Cerrado
 
Outro projeto de capacitação em tecnologias de baixa emissão de carbono, o ABC Cerrado, iniciará os treinamentos em março. Neste caso, o público-alvo são mais de dez mil produtores agropecuários em oito Estados contemplados pelo bioma Cerrado: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. 
 
O objetivo será promover a adoção de quatro tecnologias de baixa emissão de carbono: recuperação de pastagens, plantio direto, ILPF e florestas plantadas. Esta meta será alcançada por meio de um programa piloto de treinamento de produtores e assistência técnica em campo, com tecnologias transferidas pela Embrapa. 
 
O ABC Cerrado é também uma parceria da Embrapa com o Mapa e o Senar.  O projeto teve início em agosto de 2014, com duração de quatro anos. 
 

Larissa Morais (MTb/SP 48418)
Secretaria de Comunicação

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-1879

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ilpffbnabc-cerradoplano-abcagricultura-de-baixo-carbonosenar